10 de mar. de 2009

O que pensar da mídia brasileira?

Assim que voltei ao Brasil, resolvi dar uma zapeada nos canais abertos de televisão. Esses canais estão muito a desejar, o que já não é novidade, mas me assustei num programa noticiário de um canal, onde praticamente só passa notícias de violência, impunidade, corrupção, assaltos, roubos, etc... em vários locais do Brasil e esse programa noticiário passa pela manhã mais ou menos no mesmo horário do Bom Dia Brasil e deveria ter os mesmos conteúdos do mesmo.

Será que só temos coisas ruins a mostrar para o povo brasileiro, que já é um povo sofrido e ainda tem que ficar indignado com isso... com aquilo...? Tá certo que devemos nos manter informados sobre o cotidiano e algumas vezes o papel da mídia serve para alertar e denunciar tais atos, mas por favor, vamos mostrar coisas boas também, como gente que constrói uma sociedade mais digna para todos.

É o pior é que a mídia insiste em "sensacionalizar" as notícias, como a notícia da volta dos dekasseguis ao Brasil e a situação dos brasileiros no Japão. Do jeito que a mídia põe no ar tais notícias, me pareceu que a grande maioria dos brasileiros estão na situação de miseráveis na Terra do Sol Nascente.

E o caso daquela advogada brasileira que se passou vítima na Suíça sob ataques de supostos skinheads? No que a mídia teclou tanto nesse assunto de vários canais deu para se criar ódio diante da notícia, da advogada, dos pais dela, do governo brasileiro, do governo suíço, etc... É claro que é necessário mostrar os fatos, mas não em tom de exagero, como fazem as mídias atuais.

Pelo menos para mim, acompanhar o noticiário por apenas um programa noticiário de renome já está bom demais, ou somente acompanhá-las pela internet, ou mesmo só jornal.

Se informar com as notícias é necessário. Banalizá-las é lixo cultural.

Mudando de assunto, pra relaxar, um vídeo do grupo KOBUKURO - "Toki no Ashioto". (Sucesso na Terrinha do Sol Nascente ano passado)

4 comentários:

  1. Eles mostram desgraça porque o povão gosta de ver, então é parte culpa do povo. Eu arrisco dizer que os jornais, antes focados na elite, que era a única capaz de entender as notícias, estão se voltando para as pessoas mais simples e virando aquela coisa "Datena". A nossa saída, e você viu como todos nossos amigos concordaram, é escolher outro tipo de mídia para se informar. A internet é uma boa, porque dá pra selecionar a notícia.

    ResponderExcluir
  2. A música do Kobukuro é boa, mas é muito comum pro meu gosto. A gente podia combinar uma troca de músicas para ver como está o gosto musical de cada um.

    ResponderExcluir
  3. Grande Elton!!! Muito bacana o seu blog, e também gostei muito deste post sobre a mídia brasileira, que olah, realmente deixa muito, mas muito a desejar, infelizmente. E pensar que temos tanto potencial, nossas agências de publicidades sempre stão entre as melhores do mundo! Saudades de vc amigo, mande um abração a todos os seus familiares, e será um prazer ter o seu blog junto do meu. Se cuida e fique com o Deus amigo!
    Daniel Gimenes

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc, Kodi. Existem jornais ainda que tentam ser da "Elite", mas pelo jeito tem muitos tipo "Datena".
    Ainda bem que existe a internet, mas devemos tomar cuidado para nao entrar em qquer website.

    Essa musica do KOBUKURO passou no ultimo KOHAKU. Arrisco dizer que a banda é como uma dupla sertaneja brasileira, em termos de sucesso (nao de estilo). Vamos trocar sim os estilos musicais.

    ResponderExcluir