4 de abr. de 2009

Acredite: A crise faz bem para a humanidade

Em setembro de 2008, a bolha econômica estourou e veio a Crise Mundial. As bolsas despencaram, os bancos ficaram sem crédito e empresas fecharam. E às empresas que não fecharam, encolheram quase uns 70% de sua renda, prejudicando principalmente os trabalhadores, sofreram cortes nos salários ou foram demitidos.

Para esse cenário caótico, a gente pensa que será uma catástrofe enorme na vida da humanidade. Mas paramos para pensar: Quem foi o grande culpado pela atual crise? Bom, o governo de cada país precisou agir para evitar o desastre completo e apontou a ganância dos homens que tinham transformado a economia mundial em um grande "jogo de azar". Homens "distribuíram" créditos a qualquer pessoa para movimentar mais a economia global e no fim, bancos acabavam endividados pelas inadimplência de proporçoes enormes de várias pessoas, quebrando e entrando em falência.

Na verdade, a crise não é só financeira, mas também social, afetiva, política, etc. A crise começou num setor e, como numa bola de neve, foi aumentando cada vez mais e afetando outros setores. Muitos não imaginavam que quando estavam no "paraíso", achavam que nada afundaria seus negócios, como o navio "Titanic". A confiança foi demais e ao mesmo tempo, um monte de créditos sendo distruibuídos. Deram um passo maior que a realidade e o casco eocnônico se partiu...

Mas pensemos novamente, se não houvesse esses "obstáculos" no caminho, o homem jamais teria o habíto da mudança. Se o mundo fosse um mar de rosas, ninguém moveria um dedo sequer para evoluir... ninguém se preocuparia com capital e estavam seguros de que viviam em lugares teoricamente estáveis.

Acho que serviu de grande lição para todos nós. A crise pode fazer com que:
- mudemos nosso comportamento;
- nos reciclemos (estudando e se profissionalizando em diversas áreas). Afinal, depois que passar essa crise, muitas empresas agora vão selecionar melhor seus empregados;
- tenhamos mais pé no chão da realidade e
- reflitamos mais sobre ética, caráter, união e paz.

---

Abaixo, um vídeo que não tem nada a ver com o post, mas serve para descontrair (afinal devemos também encarar a atual situação com humor também né).

6 comentários:

  1. Você me lembrou de uma coisa muito importante. Obrigado! É o fato desse assunto despencar no meu concurso, já que uma das matérias exigidas é economia. Vou mandar um mail pro meu prof. e ver se ele dá uma luiz pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Ahá, então este é o seu blog!
    Excelente post e assunto tb! Tudo isso que vc falou tem a ver com a Era da Sabedoria, para qual estamos transicionando (vindo da Era da Informação). Porque agora, apenas ter o conhecimento não basta. É preciso ter consciência. A humanidade ainda não aprendeu que não dá pra pular etapas...

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, esse será um grande assunto para muitos concursos e vestibulares. E vale também para universitários, empregados, empresários, donas de casa, desempregados, etc...

    Achou meu blog, hehehe.
    A Era da Sabedoria, que já era de extrema importância, está valendo muito mais nesses tempos. É preciso consciência, planejamento, caráter e ética.

    ResponderExcluir
  4. Podiam fazer um jogo assim. Seria divertido.
    To sentindo falta de shooter nos trilhos tipo os virtua cop da vida. Quero pra PC, porque to sem console =P~

    Seu blog tá meio pesadim. Fica travando meu firefox. To entrando aqui com o Chrome.

    ResponderExcluir
  5. Esse vídeo é meio antigo. Não sou muito fã de jogos de tiro, mas a "tiragem" do vídeo é hilário, igual a do Tetris.

    Deve ser por causa dos vídeos amostrados a direita. Não tenho dificuldade em abrir meu blog, apesar de que realmente é um pouco mais lento que o normal. Vou diminuir um pouco a quantidade de amostragem.

    ResponderExcluir