31 de jan. de 2010

Nova Tomada de 3 Pinos

2010 é o ano onde a Conmetro irá realmente implantar a nova tomada de 3 pinos padronizada no Brasil inteiro. Segundo a Inmetro, essa mudança foi tomada para melhorar a segurança dos usuários de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. O terceiro pino serve justamente para o aterramento do fio terra, oferecendo menos riscos de choques e panes.

As novas casas que estão surgindo não irão ter problemas com a nova tomada. O problema está nas construções antigas, onde muito provavelmente, ao longo do tempo, precisarão ser reinstaladas novas fiações elétricas para tais tomadas. Existem adaptadores para tomadas de 3 pinos para 2 pinos vendendo em lojas de construções.

Na minha opinião, não acredito que a mudança irá surtir efeitos construtivos realmente significativos no momento. E também muitas pessoas não irão refazer a fiação elétrica, bastando apenas utilizar tais adaptadores (apesar de aparentemente oferecer menos segurança). Na verdade, a tomada de 3 pinos já era utilizada em microcomputadores e notebooks, com formato diferente. Praticamente, o efeito é o mesmo da nova tomada. Então, para que mudar o formato? Elegância? Praticidade?

Bom, fato mesmo é que não será nada prático mudar a fiação das antigas construções, além do orçamento para instalação.

7 comentários:

  1. Eu realmente não entendo porque tem que haver tantas tomadas diferentes no mundo. Agora, só vai somar mais uma pra encher o saco. Eu tenho um adaptador universal, por causa das viagens, e é um trubufu pesado.

    Pq não adotar a tomada de 3 pinos que já vinha sendo usada por todo mundo???

    Fala sério!

    ResponderExcluir
  2. Bem, comércio é comércio né. Lembro de meu velho pai, técnico de uma companhia elétrica que foi, sempre contrariado com os tais fios terra, ele sempre dizia que eles são incapazes de segurar uma descarga apenas com um metro de metal cravado no chão, é necessário um aterramento revistido de diversos materias de no mínimo 200 metros quadrados de placas para literalmente "segurar o trovão"!

    ResponderExcluir
  3. Ah, seria tão bom se as tomadas já fossem padronizadas desde sempre, mas essa iniciativa vai mudar pouco o que já tem. As tomadas que já existem vão ficar aí por muito tempo ainda.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Elton, as invenções não param! No Japão então, a imposição de novas necessidades é uma constante. Lembra-se das lojas de Cem Iene? Abraços!

    ResponderExcluir
  5. A gente teve que comprar um timer digital lá no trampo e só vendia nesse padrão... Então já tamo vendo que os fabricantes de adaptadores de tomada é que vão faturar!
    De resto não sei dizer se é mais prático ou não... Mas acho que vai demorar um tempo até tudo se adaptar.

    ResponderExcluir
  6. Doctor House30/12/10 16:29

    Eu não vou usar essa INVENÇÃO DE PETISTA, tal como a tal TV DIGITAL.
    Só vou usar padrões INTERNACIONAIS.
    ; (

    ResponderExcluir
  7. Esse tipo de tomada evita choques e que crianças coloquem o dedo, pois quando você tira o plug da tomada, a parte de metal do pluge já está totalmente fora de contato com a energia pelo fato da tomada estar mais pra dentro. E isso não é só no Brasil, tenho equipamentos de gravação e instrumentos musicais importados com esse tipo de tomada.

    ResponderExcluir