28 de jan. de 2010

Que tal voltar no tempo?

Quem não viveu a época dos primeiros Windows lançados no mercado, talvez irão rir um pouco, mas para os saudosistas de plantão, remexer no simulador do Windows 3.1 talvez se sintam no passado marcante.

É uma volta ao tempo em que o Windows não tinha menu Iniciar e não tinha a função do botão direito do mouse. O famoso bloco de notas e o joguinho do campo minado, sobreviventes desde a primeira versão, estão lá. Porém, no simulador, não está disponível todo o menu do Win 3.1. Uma coisa estranha é que há links para o conteúdo do site, itens que, obviamente, não faziam parte do Windows 3.1, afinal, a internet não fazia ainda parte dos planos do primeiro windows.

Lançado em abril de 1992, o Windows 3.1 tinha arquitetura de 16 bits e rodava sobre o MS-DOS como se fosse um aplicativo. Seu gerenciador de memória estendida quebrou a barreira dos 640 KB que existia no DOS, permitindo o desenvolvimento de aplicativos mais complexos. Uma maravilha na época.

O Windows 3.1 ficou conhecido, ainda, por travar completamente em algumas situações. A tela azul da morte começou por aqui. E o jeito era usar o Ctrl+Alt+Del. É claro que isso não foi colocado no simulador.

Link do simulador: http://www.michaelv.org.nyud.net/

6 comentários:

  1. Olá Elton, acabei de sair do simulador e foi uma experiência única, terrível! Nada deu certo! Muito legal! Parabéns! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Há mais ou menos 1 ano eu instalei esse windows em um computador antigo pra fazer um trabalho sobre sistemas operacionais pra faculdade. Ele tem uma capacidade gigante de travar, é desesperador. E ele não era um sistema operacional, o SO era o Dos, o windows 3.1 era um aplicativo. Ele agora chega a provocar risos e é totalmente obsoleto, mas nunca será irrelevante, porque mesmo não funcionando direito, ajudou a popularizar o computador, ele todo coloridinho, etc, fez as pessoas se interessarem e os investimentos aumentarem. Já que ele começou a ser vendido antes dos sistemas gráficos que funcionavam, o pessoal comprou, estudou e ficou com ele até hoje. huahuahuahua Sabia que ele é um abandonaware que não é free? Se vc quiser um, tem que pagar. huahuahauahau

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembro bem de quando ele chegou no mercado. Eu só entrava nele para jogar paciência... Todo tempo eu voltava para o DOS, porque, como a Nerd do INferno disse, ele tem uma capacidade inacreditável de travar. Era desesperador.

    Eu também o utilizava para navegar no Netscape 1.0, que precisava de um programa, o Trumpet para se conectar à internet.

    Para mim, ele era uma cópia tosca e pouco funcional de outros "sistemas de bonequinhos", como o Mac OS ou o TOS do Atari.

    Arrepiante mesmo foi ver o primeiro Windows 95.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. OMG...
    Eu usei muito o Win 3.1 e o DOS, mas nem sei se ainda saberia mexer nele... Bom, não deve ser difícil porque era tudo via menu...
    E junto com isso me também me vêm à memória o Netscape 2.0, o FreeTel que era o chat do momento, meu primeiro vício em termos de "rede social"...
    E os disquetinhos...

    Eita velharias... XD

    ResponderExcluir
  5. Eu me lembro quando utilizava o Windows 3.11. Quase sempre que ligava o computador, eu ia direto para o então aplicativo windows.

    Mas também usava algumas vezes o DOS. Alguém ainda lembra alguns comandos do MS-DOS? Bom, pra quem usa Linux, acho que não terá problema em lembrá-los.

    ResponderExcluir
  6. hahahaha, lembro de alguns:

    cd/
    dir /ad
    md/
    help/

    a:
    b:
    c:

    E vc podia digitar o nome do programa para rodá-lo, tipo ws (word star)...

    ResponderExcluir