28 de fev. de 2010

Olimpíadas de Inverno 2010 - Vancouver

No Brasil, as Olimpíadas de Inverno nunca foram muito interessantes como nas Olimpíadas de Verão, por vários motivos óbvios, como a localização geográfica desfavorável para as competições e treinamentos.

Além disso, as emissoras de TV abertas quase nunca mostravam algo das Olimpíadas de Inverno, pois a maioria das provas são desconhecidas pelos brasileiros e não tinham interesse em investir em transmissões de competições nada tradicionais para o povo tupiniquim.

Mas, este ano, uma emissora de TV aberta, que conseguiu contrato exclusivo de transmissão dos Jogos Olímpicos, resolveu sacrificar sua programação rotineira na TV para transmitir tais Jogos Olímpicos desconhecidos para o brasileiro. E confesso que a jogada estratégica foi muito boa. Além de ter tido uma audiência excelente, foi uma novidade para a TV aberta brasileira.

Especialmente, na semana do carnaval, onde a maioria das TVs só mostravam folias e desfile de carnavais, tínhamos opção de assistir aos Jogos Olímpicos de Inverno, pois, senão, provavelmente minha TV estaria desligada por um bom tempo na semana.

Não quero elogiar tal emissora, pois eu repudio o dono dela (ganhando horrores com sua igrejinha em cima da ingenuidade das pessoas e ainda tendo isenção de impostos. É muita cara de pau e malandragem... mas isso é outra história). Porém, pelo menos, pudemos assistir agora competições olímpicas que, antes, eram desconhecidas para a maioria.

Para mim, o grande destaque foi as competições de patinações artísticas. Especialmente a competição feminina, entre a patinadora japonesa Mao Asada (ídolo máximo dos japoneses) e a patinadora coreana Yu-Na Kim. Minha torcida era, obviamente, para a "Mao-chan", mas tenho que admitir que a coreana foi bem mais superior que a japonesa. Por isso, meus aplausos para Yu-Na Kim.

Finalizando, apenas uma observação: Será que a grande emissora global, (que também não é nada santa), vai tentar cutucar e tirar um lasco dos próximos jogos depois do sucesso da transmissão dos Jogos de Vancouver pela emissora do tal bispo? Só espero que apareçam programações com mais qualidade e honestidade nos investimentos. Coisa que, na minha opinião, raramente ainda vai acontecer.


4 comentários:

  1. Olá Elton, acompanhei as transmissões e os jornais televisivos do Japão, que cobriram o evento com muito charme e perfeição! Não sabia que a Record transmitiu o evento por aí! Que bom! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/3/10 11:52

    Kodi: É, eu gostei da novidade. Antes eles só mostravam as provas mais interessantes como a patinação artística, né.

    ResponderExcluir
  3. Por aqui as olimpíadas foram bastante comentadas, especialmente a patinação no gelo. Ótima opção pra quem não curte desfile de Carnaval... Eu peguei algumas apresentações, mas não tinha visto das meninas do Japão, China e Coréia. Valeu por compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. Cheguei a acompanhar as Olimpíadas de Inverno em Tourino, na Itália em 2006, quando estava no Japão. A patinação artística para os japoneses é como o vôlei para gente.

    Foi muito boa a cobertura dos Jogos de Inverno na TV brasileira.

    ResponderExcluir