
Segundo rumores, a Google estaria em um novo projeto de redes sociais para bater frente a frente com o Facebook. Esse projeto teria um codinome de "Google Me". Após o fracasso do Buzz e a decadência do Orkut, a Google projetaria uma rede social quase do zero para buscar uma fatia do sucesso do Facebook, já que as reformulações do Buzz e do Orkut já não têm mais agradado o usuário e não foram suficientes para considerá-las redes sociais bem-sucedidas.
Muitos usuários reclamaram que suas contas do Orkut agora estão integradas ao Gmail, e, por isso, consideraram que isso possa ter afetado sua privacidade e segurança, que aliás, o Orkut foi criticado também pela falta de segurança em enviar e receber scraps. Quem tem conta no Orkut somente, deveria também criar uma nova conta no Facebook e/ou Twitter, pois "previsões futurísticas" para o Orkut não são nada animadoras. Afinal, só os brasileiros restaram nessa rede e até eles mesmo estão migrando para outras redes.
O problema da Google em criar novas redes sociais é que ela faz muita experiência desastrosa e na maioria das vezes, sem avisar os usuários com antecedência. O papel de parede personalizado da Google foi muito criticado e a própria não tinha ainda um menu de remover o papel de parede, fazendo com que ficasse igual ao Bing da Microsoft. Bom, para mim, isso não mudou em nada mesmo, pois uso a barra lateral do Firefox para as buscas. Esse "Google Me" seria mais uma tentativa de cativar os usuários a experimentar uma rede social alternativa ao Facebook? A Google, novamente, apostaria em sua base ampla de usuários cadastrados para fazer o projeto emplacar. Porém, nem mesmo essa base garantiu que o Wave e o Buzz fizessem sucesso entre os usuários.
Fontes referenciais: UOL Tecnologia, Info Online.