24 de jun. de 2010

Exposição: Parallel Nippon

Até essa última semana, houve, em Curitiba, uma exposição de amostras em fotografia da arquitetura contemporânea japonesa, mostrando as mais variadas obras arquitetônicas no Japão e no Mundo feitas por arquitetos e engenheiros japoneses.

Com o tema: "PARALLEL NIPPON - Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006", a mostra é uma iniciativa de intercâmbio artístico e foi concebida para apresentar a cultura arquitetônica japonesa ao público mundial.

Os pouco mais de dez anos de pós-estouro da bolha econômica caracterizaram um período de grandes mudanças para a sociedade japonesa. Houve também um crescimento de desigualdade entre as metrópoles e as cidades regionais, seguida por uma desvalorização do preço do terreno nos centros urbanos e pela concentração populacional ainda maior nas metrópoles.

Nesse período, os arquitetos japoneses procuraram soluções de inovações de obras arquitetônicas a fim de valorizar novas formas de viver em várias regiões do Japão. Essa busca resultou na realização de inúmeras belíssimas obras arquitetônicas, abrindo caminhos para novas maneiras de morar e de viver.

Essa mostra foi concebida para apresentar a realidade da arquitetura japonesa, que busca desenhos criteriosos e inserção das demandas, na qual, foi levada para 71 países. Abaixo, pode-se conferir algumas fotos dessa mostra.

Cartaz da Mostra


Estação de Metrô em Tokyo


Prédio em Hoppongi - Tokyo


Edifício Dentsu em Tokyo


KAGOSHIMA COMMUNITY CENTER em Kagoshima


Museu de Arte em Gunma


Novo Museu Nacional em Tokyo


OBS: Tive o prazer de visitar alguns lugares desses, apesar do pouco tempo em que estive no Japão. A sensação de visitar tais lugares é indescritível e onipotente. Mas, mesmo não podendo visitar pessoalmente, vale a pena conferir o trabalho na mostra.

Mais fotos e informações no link abaixo:
http://www.japan-architect.co.jp/english/2maga/ja/ja0065/mainfr.html

4 comentários:

  1. Minha nossa... Acho que agora eu sei de onde saem os cenários de Final Fantasy... Ou será que Final Fantasy inspirou essa arquitetura? XD

    ResponderExcluir
  2. Acho que ambas respostas, rs. (vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais).

    São construções onipotentes que maravilham qualquer um mesmo.

    ResponderExcluir
  3. O de Kagoshima parece um robô com braço de furadeira. =D~
    Tava exposto onde em Curitiba?

    ResponderExcluir
  4. A exposição foi naquela galeria ao lado onde fica a Feirinha do Largo da Ordem. Nesse dia em que fui era o jogo do Brasil contra Costa do Marfim. Voltei pra casa bem em cima da hora.

    ResponderExcluir