14 de jun. de 2010

Morretes (PR)


Cidade histórica do Paraná, situada na região litorânea, descendo a Serra do Mar, Morretes é famosa também pelo seu famoso prato típico: o Barreado (ver link aqui). Além disso, Morretes possui casas históricas com suas ruas em paralelepípedo, mantendo a arquitetura tradicional da época Brasil-Colônia.


Porém, uma das principais atratrões da cidade é o Rio Nhundiaquara, que corta a cidade, dando uma bela paisagem às margens do rio, aliando também aos restaurantes e bares que se situam nas margens, dando ao visitante, um almoço com vista às águas do Rio Nhundiaquara e sua vegetação riquíssima.


É também em Morretes que fica o Pico Marumbi, cuja montanha é sempre visitada com escalas até o topo. O visual da manhã com neblinas e nuvens na Serra do Mar e o visual do pôr-do-sol são um espetáculo a parte.


Durante a alta temporada, dá para fazer passeios em bote e em bóias nas correntezas do Rio Nhundiaquara. Sempre com instrutores para coordenar os pontos mais seguros para as travessias. À noite, uma opção de passeio é nas margens do rio e no centro histórico da cidade, onde há alguns coretos em praças, onde, de vez em quando, há apresentações de bandas, como nas épocas antigas. Há alguns restaurantes nas margens do rio que abrem à noite funcionando como bares, com música ambiente ao vivo, além de pizzarias no centro da cidade.


Enfim, é um passeio agradável, onde você esquece a rotina de cidades grandes. Morretes fica a apenas 69 km de Curitiba, em direção ao litoral paranaense. Outra opção de transpote: para quem sai de Curitiba, dá para viajar de trem até a estação da ALL de Morretes, cruzando a Serra do Mar, numa paisagem espetacular. Um roteiro recomendadíssimo para quem for visitar o litoral do Paraná.

10 comentários:

  1. Um dia eu tenho que levar a Chise pra conhecer. Eu fui lá só com aquela viagem da elétrica pra subestação. Você foi mais alguma vez além daquela?

    ResponderExcluir
  2. Eu fui algumas vezes, antes de ir para o Japão na 2a vez. Fui de novo agora nesse ultimo FDS. Qdo vcs vierem podemos combinar esse passeio (a não ser que vcs queiram ir sozinhos)^^

    ResponderExcluir
  3. Opa! Eu prefiro que você vá junto pra ser nosso guia turístico, ehhe.
    Daquela vez que fui comemos barreado num restaurante perto do riozinho e a maioria foi numa restaurante grande que tinha ali. Talvez até fosse algum Madalosso. Eu me lembro que senti falta de polenta frita ou coisa assim, haha.

    ResponderExcluir
  4. Opa, eu topo sim ser guia, hehe. Fui no Madaloso desta última vez, mas na próxima sugiro ir em outro restaurantes. Tem um lá que sempre ganha um troféu de melhor restaurante da região todos os anos. E também é um hotel, mas não é grande coisa (onde fiquei por uma noite). Dessa vez pode-se pedir camarões a milanesa a vontade.

    ResponderExcluir
  5. UAAUU! Camarões à vontade! Tem algo suspeito nessa história, haha. Vou precisar de uma boa grana antes da gente conseguir seguir nessa aventura.

    ResponderExcluir
  6. Quando eu fui fazer uma tour em Curitiba soube que tinha esse passeio, mas infelizmente não deu porque era época de Natal...
    Quem sabe na próxima! Adoro passeios!

    ResponderExcluir
  7. Prezado Elton, perdão pela ausência temporária. Está difícil conciliar as madrugadas da Copa do Mundo com as leituras. Mas, este poste de Morretes é de fazer a gente comprar a passagem de volta! KKKK! Demais! Estive por aí e a Cris amou o passeio. Quanto ao barreado, gostamos mesmo dos petiscos de entrada. A paisagem é um fascínio. Parabéns! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Quais são os petiscos de entrada?

    ResponderExcluir
  9. O Barreado é um prato meio forte sim, talvez não agrade muitos, mas os pratos de frutos do mar sempre agradam pelo menos a maioria. Camarão, filé de pescado, mariscos são alguns dos atrativos extras dos restaurantes.

    O Brasil possui lugares maravilhosos. Quero poder viajar mais para outros lugares daqui mesmo assim que tiver oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pais mais lindo do mundo (olha que ja viajei bastante) e melhor pra se viver é o Brasil !!! Tanta variedade de paisagem , em materia de comida nem se fala ! Pais bao !

      Excluir