25 de dez. de 2010

Game Nostalgia (XI): Super Old Fighting Games

Mais uma seção “game nostalgia”. E mais uma vez envolvendo “fighting games”. Como vocês podem notar, é um dos meus gêneros favoritos. Mas esta seção não é para homenagear clássicos como “Street Fighter”, “Mortal Kombat” ou até mesmo “Double Dragon”.

São os clássicos dos anos 80, onde nem se falava de Mega Drive e de Super NES. São games de luta de arcade clássico, os famosos fliperamas, onde o Atari é que dominava ainda e foi soberana por um longo tempo. Eu, ainda criança, me divertia vendo os “adultos” jogarem os arcades, com aqueles controles tipo manche com uma bola na ponta no lado esquerdo e uns dois botões (no máximo) no lado direito.

Bem desses clássicos (que hoje em dia você pode jogar nos emuladores "Mame" da vida ou nos Iphones e Androids), selecionei alguns abaixo:

1 – Kung Fu Master

O grande clássico do Kung Fu para arcade. O herói deve salvar a mocinha do vilão, lutando com os capangas e subindo de andar por andar até chegar no chefão final e salvar sua namorada.

2 – Karate Champ

Talvez um dos grandes percursores estilo luta mano a mano. A grande sacada é que os dois lutadores (branco e vermelho) são iguaizinhos em termos de técnica e precisão. Então, cabe somente o jogador com maior habilidade e sorte para derrotar seu oponente. O revés era a péssima resposta dos controles.

3 – Yie-Ar Kung Fu

Outro clássico do Kung Fu de fliperama do estilo mano a mano. Só que você sempre irá usar o mesmo lutador e enfrentar uma gama de oponentes diferentes. Foi febre na época.

Detalhe, esses games super clássicos depois de derrotar o último adversário, o jogador começava tudo de novo, por isso não existiam um final. Logo, os games tinham duração infinita. Se bem que pouquíssimos jogadores conseguiam zerá-los. Eu mesmo nunca zerei. O que valia era a pontuação final que ficava registrada na máquina.

Se alguém lembrar de algum outro do gênero, antes de Double Dragon, deixe seu comentário. ;)

Eta nostalgia pura!!!

5 comentários:

  1. Oiê! Eu zerei o Kung Fu Master e o Yie Ar!!!! Só que foi no emulador XD
    Não ia dar para bancar ficha suficiente no Arcade.
    O Kung Fu é muito difícil!!!!!!!!

    P.S. by Gabi: comentando sobre o post anterior, praticamente todo o meu backup (pelo menos o mais confiável) tá no Gmail. Se algum dia houver um atentado terrorista à Google, ai de nós, hein? XD~

    ResponderExcluir
  2. Desafio mesmo era os games de antigamente!!!

    Tambem tenho alguns backups no Gmail, mas creio que a Google ainda inspira certa confianca...eu acho.

    ResponderExcluir
  3. Grande Elton, sempre com pitadas nostálgicas brilhantes. Parabéns! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Grande, Milton. Tava isogashii mesmo, ne? Grande abraco!

    ResponderExcluir
  5. Gostei dos jogos ocho
    Antigamente era dificil de chegar ao final....
    Abraços

    ResponderExcluir