1 de mar de 2011

Por que não tem alagamento em Tóquio?

Anualmente uns 25 tufões assolam o território japonês.
Desses, dois ou três atingem Tóquio em cheio, com chuvas fortíssimas durantre várias horas ou até um dia inteiro.
Mas nem por isso ocorrem enchentes ou alagamentos na cidade.
Por que será? Veja as explicações abaixo.


O subsolo de Tóquio alberga uma fantástica infraestrutura cujo aspecto se assemelha ao cenário de um jogo de computador ou a um templo de uma civilização remota. Cinco poços de 32 m de diâmetro por 65 m de profundidade interligados por 64 Km de túneis formam um colossal sistema de drenagem de águas pluviais destinado a impedir a inundação da cidade durante a época das chuvas.


A dimensão deste complexo subterrâneo desafia toda a imaginação. É uma obra de engenharia sofisticadíssima realizada em betão, situada 50 m abaixo do solo, fato extraordinário num país constantemente sujeito a abalos sísmicos e onde quase todas as infraestruturas são aéreas. A sua função é não apenas acumular as águas pluviais como também evacuá-las em direção a um rio, caso seja necessário. Para isso dispõe de 14.000 HP de turbinas capazes de bombear cerca de 200 t de água por segundo para o exterior.


Conclusão: Não existe problema insolúvel. Basta querer enfrentá-lo.
Para esse nível de tecnologia, as "enchentezinhas" de São Paulo, Rio, etc. são tiradas de letra.

3 comentários:

  1. Uau! Impressionante. Haja verba pra fazer uma obra dessas. Me lembrou o cenário marciano do filme "O vingador do futuro".

    ResponderExcluir
  2. É claro, de nada adianta toda essa infra-estrutura se o povo não tiver educação. Não deve conter nada sólido, como lixo misturado para não comprometer toda estrutura e educação, os japoneses tem de sobra.

    ResponderExcluir
  3. woloooco, Sampa precisava disso! Mas realmente, parece cenário de video game! Parasite Eve, Resident Evil... XD
    Sei lá... Metade disso acho que já resolvia o problema... XD

    ResponderExcluir