15 de jul. de 2011

50º Festival das Etnias do Paraná - ACB Nippo-brasileira de Curitiba

Durante essa semana, aconteceu o 50º Festival das Etnias do Paraná, um festival de apresentações de dança e ritmos de vários países. Todo ano, nesta mesma época, vários grupos folclóricos representando diversos países se apresentam nos palcos para divulgar a arte e a cultura de seus países.

No dia 14 de julho, foi a apresentação da cultura japonesa, representado pela ACB Nippo-Brasileira de Curitiba. Como ganhei os ingressos, fui conferir as apresentações, que foram no Teatro Guaíra. Com muita dedicação, cada grupo fez uma apresentação muito boa, de fazer a plateia aplaudir e vibrar, principalmente com os shows de Taikô e yosakoi soran (dança moderna).

O interessante é que grande parte da plateia foi composta de brasileiros sem descendência alguma de japoneses. E os dançarinos e tocadores de taikôs, muitos deles eram mestiços e "gaijins", o que mostra uma grande procura de apreciação da cultura japonesa pelos outros povos. E como disse no post do Imin Matsuri, essa diversidade de apreciadores da cultura japonesa é muito boa, mostrando que os brasileiros têm admirado cada vez mais a cultura japonesa.

Teve também as danças típicas (odori) e uma apresentação de kabuki, mas os pontos fortes mesmo foram os taikôs (incluindo uma apresentação da canção SHIMA UTA) e os Yosakois. Gostei muito da organização das apresentações dos jovens. Afinal, eles terão a responsabilidade da continuação e divulgação da cultura tradicional japonesa. Valeu a pena a atração.

3 comentários:

  1. Olá Ocho! Que festival interessante, e já está em sua 50ª edição? Fiquei feliz em saber que a apresentação da cultura japonesa foi bem exposta. Adorei os registros!

    ResponderExcluir
  2. Yoooo! Esse aí é aquele mesmo que a gente ia assistir no parque, ao ar livre? Meu era muito legal! Eu gostaria de poder ver de novo e filmar as danças. Um dia pretendo ir pra Curitiba só pra curtir os festivais culturais.

    ResponderExcluir
  3. Ah, mas em Sampa tem muuuuito mais atrações. Queria ter ido no Festival do Japão que teve semana passada, além do Anime Friends... wait! Esse ultimo talvez não, hehehe.

    ResponderExcluir