17 de out. de 2011

J-Dorama (XVII): Osen

No Japão, há uma enorme variedade de comidas e refeições e, hoje em dia, está cada vez mais prático fazer lanches e almoçar de forma mais prática, barata e rápida. As lojas de conveniências (kombinis) vendem desde onigiris (bolinhos de arroz) até bentôs (marmitas japonesas) embaladas em recipientes de plásticos prontos para serem servidas. Basta esquentá-los no forno de microondas e se servir. Depois, nem precisa se preocupar com as embalagens sujas. Basta jogá-las nos recipientes de lixo recicláveis e acabou. Há também uma enorme variedade de restaurantes que servem pratos rápidos para aquelas pessoas que estão sempre atarefadas em seus serviços e não têm muito tempo para o almoço. Mas esses pratos, além de serem rápidos para servir, são muito bons. Um dos pratos mais famosos é o "Gyuudon" (cozido de carne fatiada no arroz). Eu tive o prazer de experimentar várias vezes por lá e fiquei encantado... Não é a toa que o Japão é um dos países com maiores diversidades de pratos culinários e rápidos.

Apesar da modernidade e da praticidade de hoje em dia, há sempre lugares que ainda mantém a tradição culinária e sua etiqueta peculiar tradicional como na época antiga. E o dorama "Osen", em destaque aqui, revela justamente os valores da cultura japonesa tradicional, mostrando aos expectadores os esforços de pessoas em manter uma cultura, que é um patrimômio cultural dos japoneses, em elaborar pratos da maneira antiga e servir aos clientes do restaurante da forma bem polida com vestimentas como kimono e cenário típico de casas da época dos samurais.

Nossa protagonista chama-se Sen Handa ou "Osen" (Yu Aoi), onde é a proprietária de um tradicional restaurante onde fica na parte mais baixa de Tóquio. Osen é filha de Chiyo Handa (Saori Yuki) que herdou o restaurante da mãe, onde cabe agora para a filha dar continuidade aos trabalhos. Embora Osen que adora beber e é meio "avoada", ela possui inúmeras habilidades na cozinha e na arte de decorar os pratos. Seu jeito "kawaii" é cativante a todos ao redor dela.

Osen conta com uma equipe habilidosa na cozinha e na arrumação do restaurante. Um dos destaques da equipe é Yoshio Ezaki ou "Yo-chan" (Hiroki Uchi); um ajudante atrapalhado e alegre que busca o aperfeiçoamento de suas habilidades na cozinha oriental.

A essência do dorama é justamente mostrar os valores da tradicional culinária japonesa, seus vários típicos pratos japoneses e o trabalho enorme em fazê-los. Claro, além também de apreciar, com os olhos, diversos pratos e dicas de como prepará-los da melhor forma. (Dica: não assista o dorama de barriga vazia!)

A cada episódio, aparece pelo menos um personagem novo, com um elenco conhecido. É uma estória alegre e divertida que vale a pena assistir, ainda mais se você é familiarizado com a cultura japonesa. Osen possui 10 episódios no total. Rodado em 2008.

14 comentários:

  1. Gostei do enredo. Onde acho pra baixar?

    ResponderExcluir
  2. Baixei via torrent mesmo. Segue o link:
    http://isohunt.com/torrents/?ihq=osen

    ResponderExcluir
  3. Putz! Tentei baixar, mas não tem mais seeds. Só porque eu achei esse interessante.

    ResponderExcluir
  4. Acho que precisa um pouco de paciência. Eu demorei para baixar todos eles.

    ResponderExcluir
  5. Sabe, acabei achando pra baixar pelo megaupload, em MP4. Já estou no terceiro episódio. Achei legal o mote da comida e até gostaria que mostrassem mais. Não fui muito com a cara dos personagens, mas no mais está sendo uma boa diversão. Valeu pela recomendação.

    ResponderExcluir
  6. Opa. Não tem por onde. Eu também procuro pelo megaupload caso os downloads por torrent não vão pra frente, mas raramente baixei por ele. Então eu dei "sorte" no torrent.

    ResponderExcluir
  7. Dá vontade de bater no Yacchan, ele é muito idiota, haha.

    ResponderExcluir
  8. hahahaha. Tem que ter sempre um idiota nas estorias pra gente descer a lenha em alguém.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ocho! Nossa, que dorama interessante. Nunca tinha ouvido falar e também ainda não assisti um trabalho com a atriz Aoi Yu. E ainda tem o Mukai Osamu pra encher meus olhos rs. Gostei do vídeo de abertura. Vou anotar a dica. Será que tem legendado?

    ResponderExcluir
  10. Sim, Cacá. Os que baixei vem com legendas em inglês. Facim facim...

    Gosto também muito da Yu-chan. Ela sempre aparece nas propagandas também. E ela não aparenta a idade que tem, parece mais novinha. :)

    ResponderExcluir
  11. Legal Ocho! Essa semana começo a assistir “Engine”. Você me convenceu rs. Depois digo o que achei.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, você tem um coleção incrível de bonecos! Por que está se desfazendo deles? Cansou, falta de espaço, o por questões $? Olha a curiosidade rs...

    ResponderExcluir
  13. A estória de "Engine" é boa. Não sou fã do Kimura, nem de corridas tipo F1, mas a estoria das crianças com o Jiroh foi interessante.

    Pois é, estou me desfazendo por alguns motivos e dentre eles, falta de espaço e tinha intenção antigamente de vender garage kits como forma de negócios. Como voltei para o Brasil, ficou sem sentido tal negócio e estou liquidando vários produtos. Fique a vontade de perguntar e tirar suas dúvidas. Se você tiver interessada ou conhecer alguém que interesse, entre em contato, ok? rs

    ResponderExcluir
  14. Eu na minha ignorância sofri pra saber o que comer por lá... XD Lições aprendidas: para ir ao Japão, informe-se e peça dicas de culinária... :P

    ResponderExcluir