13 de out. de 2011

Algumas Ideias Sustentáveis Curiosas

Navegando e navegando... (like a Camões) pela internet e vi algumas ideias sustentáveis que poderiam realmente ser colocadas em prática no "cotidiano nosso de cada dia". Eis algumas:

- "Energia com a Dança"


"Dance para salvar o mundo", é o slogan do Bar Surya, em Londres, onde a pista de dança do bar fora modificada com placas conversoras de energia, capazes de produzirem energia elétrica com movimentos dos frequentadores. As placas, ao serem pressionadas com pulos e passos, convertem energia mecânica em energia elétrica, que depois, essa energia é repassada ao estabelecimento, economizando 60% de energia elétrica vinda de forma comum.

- "Bicicleta Ergométrica por um Almoço"


O Crown Plaza Hotell, em Copenhague, oferece aos seus hóspedes, uma bicicleta ergométrica que são ligadas a um gerador de eletricidade. Além de se exercitar, o hóspede contribui para geração de energia elétrica, que o hotel a utiliza para economizar eletricidade em seu estabelecimento. É claro, o hotel gratifica o hóspede voluntário com um vale-refeição se o hóspede produzir pelo menos 10 watts/hora, equivalente a uns 15 minutos de pedalada normal.

- Água desperdiçada para regar planta


Denominada de "Pia Jardim Zen", o grupo chamado "Gau Designs" criou uma ideia simples, onde consiste em aproveitar água desperdiçada das pias para regar plantas. A pia possui um canal que conecta com um vaso onde pode ser colocada uma plantinha. O canal conta com um filtro que separa o sabão da água, regando a plantinha com a água que você usou para lavar as mãos sem "ensaboar" a plantinha.

- Carregando seu Celular com Apertos de Mão


Que tal exercitar os músculos de sua mão, enquanto carrega seu smartphone? Ideia simples que uma "empresa" chamada "Mac Funamizu" criou com um slogan : "You Can Work It Out". Por enquanto, parece que só tem para iPhone, mas logo logo deverá ter para outras plataformas (se é que já não tem).

- Chuveiro "Pede para Sair"


Uma solução para aqueles que adoram passar um tempão tomando uma ducha relaxante e não se tocam. O chuveiro Eco Drop possui círculos concêntricos com tapetes no chão, que vão crescendo enquanto o chuveiro está ligado. Após um tempo, a sensação fica tão incômoda que te força a sair do banho e, consequentemente, economizar água e energia. Em torno de 20% de toda energia gasta no lar vem da água quente utilizada no banho.

- Interruptor "Semáforo"


Consiste num interruptor com um LED que muda de cor e uma "fisionomia de uma carinha" que muda sua expressão, assim que o tempo vai passando se você deixar ligado. O verde indica ainda "ok" e o "fantasminha" ainda está contente, com uma hora ligado. A partir das quatro horas, a cor muda para amarelo e o "fantasminha" fica com cara de tacho assustado. Mais de oito horas ligado, o "fantasminha" fica "vermelho de raiva"... O tempo é programável de acordo com o desejo do usuário. Divertido para as crianças, mas isso pode ser um tiro no próprio pé, já que crianças são curiosas que querem ver o fantasminha ranzinza, hehehe. Mas não deixa de ser curioso.

Enfim, há muitas outras ideias por aí, que vi nesse link, por exemplo. Ideias sustentáveis não faltam. O que falta é pô-las em prática realmente.

4 comentários:

  1. Eu queria uma esteira que fizesse o computador ficar ligado só enquanto tivesse alguém caminhando nela. Isso me faria andar o dia inteiro, haha!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ocho! Gostei das ideias, principalmente de pedalar em troca de comida rs. Além de se exercitar, gerar energia elétrica, você ainda é recompensado com uma refeição. A do chuveiro achei sacanagem rs.

    ResponderExcluir
  3. Ainda muitas não têm estrutura para ser difundida em larga escala, mas não deixam de ser interessantes.

    ResponderExcluir