28 de out. de 2011

Sailormoon : Véspera para os 20 Anos

Em 2012, Sailormoon completará 20 anos. Sim, mas não é a Usagi Tsukino quem faz aniversário, e sim, a estória de Sailormoon. Apesar da saga estar parada atualmente, a expectativa para a comemoração é grande. E muitas editoras estão já preparando algo especial, assim como desenvolvedoras de games, como a Namco-Bandai, estão já a mil para criar games em homenagem a Sailormoon e suas duas décadas de existência.

E quem não conhece a saga de Sailormoon? Aquela garotinha loira mimada com uma voz aguda infantil ensurdecedora, com uma gata falante e com um poder de transformação em uma "sailor" de vestidinho curto sempre combatendo as forças do mal,... blá, blá, blá...

Bom, eu conheço muito bem, na versão animê. Naquela época, cheguei a gravar, em VHS, quase todos os episódios que passavam na extinta TV Manchete, editava-os para cortar as propagandas e até fazia etiquetas personalizadas para identificar as fitas... em sequência. (OBS: Não gravava apenas Sailormoon. Naquela época de ouro de invasão animê, passava também "Yuyu Hakusho", "Shurato", "Guerreiras Mágicas" e outros). Agora essas fitas, infelizmente, estão com destino desconhecido; provavelmente foram recicladas ou estão em processo de decomposição eterna num lixão qualquer. Mas pelo menos, tenho ainda guardado um kit DVD original dos "movies" da saga (ver foto).


Alguns devem estar perguntando: "Mas Sailormoon era considerado desenho para meninas". Pode até ser, mas eu, particularmente, curtia muito e não era assim tão “rosa” não. Tinha muitas cenas até meio violentas quase estilo "Yuyu Hakusho", que, para crianças, eu até considerava meio fortes. Além disso, também tinham cenas meio eróticas que poderiam ser impróprias para as mesmas. Porém, uma das coisas que não gostava dos episódios em animê é que eram muito clichês, repetitivos demais, parecendo seriados "Tokusatsus", onde, no final, os monstros eram destruídos sempre pela Sailormoon com sua arma mortal.

Claro que, hoje, acho o animê "Sailormoon" bem bobinho e nem quero assistir novamente, mas a saga foi marcante para minha infância e adolescência. Afinal, ver aquelas garotas vestidas de “marinheiras”, com as pernas de fora compensava qualquer tolice do desenho, hehehe. Até hoje aprecio as personagens (apenas).

Não cheguei a ler a versão em mangá (que foi a original) e o Live Action suportei até mais ou menos o capítulo 18 (de um total de 52 episódios). O Live Action foi interessante no começo, por curiosidade em ver as Sailors em "carne e osso" em estórias mais ou menos parecidas com as versões em animê. Mas depois, começou a ficar cansativo e desisti.

Mas, independentemente de elogios e críticas, o fato é que "Sailormoon" foi um grande sucesso na época dos anos 90, ao lado de Ranma ½, Dragon Ball Z, Saint Seiya e entre outros.

Dentre minha coleção de gashapons e garage-kits, guardo ainda uma coleção das Sailors em trajes de banho e um garage-kit de 20 cm da Sailor Saturno. Eu tinha muitos outros, mas acabei vendendo no meu blog "Venda de Gashapons e Garage-Kits". Essas das fotos abaixo, eu não vendo, rsrs.

E vocês? Gostavam das Sailors? Tinham apenas simpatia? Ou simplesmente ignoravam?


8 comentários:

  1. Yeeey! Natsukashii!
    O mais hilariante era que os monstros, toda vez, só sabiam falar o próprio nome em entonações diferentes. "Morga! Morgaaaaa! Morga..."
    Acho que ainda tenho os episódios gravados em CD.
    De miniatura só tenho uma da Minako, que comprei do seu lote. Ela era minha personagem preferida.

    ResponderExcluir
  2. Tinha cenas ecchi? Não me lembro disso. Tem algum exemplo?

    ResponderExcluir
  3. É mesmo. Não me lembrava disso, hahaha (morga...)

    Achei algumas cenas que nos EUA censuraram essas cenas:
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/8/8a/Sailor_moon_us_deleted_death_pic.jpg

    Para aquela época, acho que esse beijo era polêmico: (agora não é nada demais)
    http://images2.fanpop.com/image/photos/13100000/Haruka-und-Michiru-sailor-uranus-and-sailor-neptune-13100858-500-479.jpg

    Erótica em si acho que não vi, mas as cenas de transformação das sailors eram, digamos, "atraentes", rsrs. Tem uma parte durante a transformação da Sailor Jupiter que, quando já estava "vestida", parecia que ela estava sem calcinha em um momento...

    ResponderExcluir
  4. É, tem razão. Na época da exibição poderia ter algumas coisas polêmicas.

    ResponderExcluir
  5. Sailormoon com 20 anos? Nossa, o tempo voa mesmo. Não assisti muitos animes japoneses, mas em compensação adorava assistir as séries de Tokusatsu.

    ResponderExcluir
  6. Vamos ver como vai ser divulgação dos 20 anos ano que vem.

    ResponderExcluir
  7. Aposto que vai ter movie ou OVA.

    ResponderExcluir
  8. Eu assistia bastante... Mas não tenho lembranças tão marcantes como CDZ ou YYH, etc...
    Eu conhecia até antes de passar na TV, porque tinha alguns mangás e algumas tranquerinhas que ganhei do meu tio quando voltou do japão...
    Ah, lembro que na época que comecei ter acesso à internet tinha muitas e muitas galerias de imagens delas...
    20 anos é um grande marco... Vamos ver o que vai ter!

    ResponderExcluir