30 de mar. de 2012

Você sabe quem é Nobuo Uematsu? (Não vale "googlar")

Se você sabe quem é Nobuo Uematsu, parabéns. Você pode se considerar um pouco "geek" como eu. Agora, se você nunca ouviu falar dele, talvez é porque você não dá muita bola em games de RPG ou mais precisamente em games da saga Final Fantasy. Cara, Nobuo é, simplesmente, o "John Williams do Final Fantasy" (agora você me pergunta, quem é John Williams...).



Sim, basicamente, sem as músicas de Final Fantasy, praticamente, a saga não seria a mesma coisa e não teria o mesmo sucesso. É como uma grande saga de filmes, por exemplo, Star Wars. A trilha sonora da ação do jogo faz muita diferença na hora de debulhar. E boa trilha sonora mescla vários tipos de ritmos, desde músicas clássicas até heavy metal, sem discriminação de gêneros.

Mas, neste caso, a trilha sonora de Final Fantasy é predominantemente estilo música clássica e isso é bom, porque, hoje em dia, a rapaziada tem cada vez menos interesse em escutar clássicos como Mozart e Beethoven. A trilha de FF empolga bastante em momentos adequados durante o game. Com o despertar do interesse nas trilhas sonoras, o jogador pode acabar se interessando em escutar outros tipos de músicas clássicas e instrumentais, e perceber que a inspiração de Nobuo está, justamente, nesses históricos compositores. E normalmente, filmes épicos têm trilhas sonoras baseadas em estilo instrumental. Tanto, que até o título da saga FF sugere um tema "mítico" ("Fantasia Final").


Os shows de Nobuo Uematsu no Japão sempre lotam de pessoas, até mesmo para quem não é fã de Final Fantasy. As produções são obras primas, os maestros são de grande renome e claro, a orquestra é sempre bem afinada e, claro, o repertório das músicas são boas. O show que vi em 2006, em Yokohama, foi fenomenal. Tinha temas de FFIV, FFV, ... até do FFXI (último da saga para aquele ano). E o mais aclamado, sem dúvida, foi o tema "One-Winged Angel" (batalha final com Sephiroth em FFVII), um clássico. Mas também teve cenas engraçadas, envolvendo um "mini-teatro" musicalizado com fatos de Final Fantasy, como um integrante tomando um "potion" na performance.

Bom, claro, não são todas as músicas dele que curto, mas as principais são muito boas mesmo. Deixo abaixo, uma lista das minhas favoritas.

- One Winged Angel
- Clash on the Big Bridge
- To Zanarkand
- The Man with the Machine Gun
- Force Your Way
- Main Theme Final Fantasy VII
- Aerith's Theme
- Terra´s Theme
- Airship Hilda Garde

Tem várias outras mais, porém não as coloquei para não encher demais. Se alguém lembrar de mais alguma fora dessa lista, escreva no comentário.

Há várias versões em orquestra e também em piano. Acabei comprando vários cds enquanto estava no Japão. Mas é só procurar no YouTube que tem as principais.

Fica a dica de músicas para ouvir.

Extra nostalgia:
- Game Nostalgia: Final Fantasy 8
- Final Fantasy Potion

Inspirado no post do Kotaku.

8 comentários:

  1. hehe.. eu naum sabia, mas a trilha do game realmente é espetacular, fora de série.
    E aí Ocho, chegou a ver o CM do FFXIII? O CM Song com Fukui Mai ficou muito bacana, olha só!
    http://cm-japan.blogspot.com.br/2011/12/ps3-square-enix-final-fantasy-xiii-2.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha visto esse CM. Gostei, apesar de não aparecer alguém kawaii. Mas, pelo que vi, FFXIII não empolgou muito. Quero ver se a continuação vai pegar.

      Excluir
  2. Sei quem é o Uematsu de tempos, afinal joguei vários FFs e não tem como não curtir as trilhas sonoras... Mas não vou conseguir lembrar assim de cabeça as minhas favoritas... Inclusive ouvi a "One Winged Angel" no VGL de 2010 e foi épico... XD
    Outro que curto bastante é o Yasunori Mitsuda, que compôs pra Chrono Trigger e Chrono Cross...
    E é legal também ficar ouvindo as versões remix das nossas favoritas... XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu me lembro de Yasunori Mitsuda. Não cheguei a jogar Chrono Trigger, mas o Cross eu debulhei no PSone.

      ...quer namorar comigo, Dri? :P rsrsrsrsrs

      Excluir
  3. A gente aqui jogou todos os FFs desde o primeiro até o 7. Nem preciso dizer que gostamos das músicas, né. E nesse caso, o Chrono Trigger é fantástico. Tendo uma chance de você jogar, é um dos nossos RPGs preferidos inclusive na trilha sonora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu joguei o 7, 8, 9, 10 e 10-2. Mas a trilha sonora já era muito boa desde os primórdios.

      quem sabe volto a tirar o emulador ZNES do baú e tento jogar CT. :)

      Excluir
  4. OMG! Pelo visto só eu não conheço o Nobuo Uematsu (mas pelo menos sei quem é John Williams rs). Vou passar essa lista para o meu irmão. Com certeza ele deve conhecer algumas delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas saiba que muita gente não conhece John Williams, mas conhece a trilha sonora de Star Wars. Dá pra dar um desconto, Cacá. rsrs

      Excluir