Um livro que deve ser lido, principalmente a quem se interessar pela história da imigração japonesa no Brasil, desde há 100 anos atrás até os tempos recentes (que mostra também o reverso: netos de japoneses indo para o Japão como dekasseguis). E é obrigatória a leitura para os nipo-brasileiros.
O autor, que é neto de japoneses imigrantes, cria um romance baseado na história dos primeiros japoneses que chegaram ao Brasil, após a crise sócio-econômica que envolvia o Japão no começo do século XX. Hideo Hinabata, o protagonista do livro, é um japonês convicto orgulhoso de sua nacionalidade, resolve vir ao Brasil com sua esposa para tentar conseguir sustento e ganhos para, mais tarde, voltar ao Japão abrir um negócio. Entretanto, o árduo trabalho nas fazendas e nos cafezais dos coronéis brasileiros, a difícil convivência entre os brasileiros e a exploração desleal dos coronéis faziam com que Hideo não conseguisse voltar à sua terra natal e sofrer com a vida e com o clima diferente do Brasil. Com o desenrolar da estória, Hideo tenta se adaptar aos poucos e admitir que sua vida seria mesmo no Brasil.
O livro é uma história particular, que mostra a origem multicultural do Brasil em tempo e lugares ainda pouco explorados na literatura brasileira. Merece destaque pelo enredo e a luta constante dos imigrantes pela sobrevivência em terras estrangeiras.
Só achei que precisava ter colocado um glossário, ou significados das palavras japonesas no rodapé das páginas para quem não conhece o básico da língua japonesa. Entretanto, acredito que, de tanto o autor escrever tais palavras, o leitor pode acabar entendendo os significados. Senão, da-lhe tradutor online da vida.
Concluindo, é um livro agradável de ler, apesar das palavras em japonês. Possui 175 páginas e o livro foi premiado com o Prêmio Benvirá de Literatura. Vale a pena sua leitura.
PS: Agradeço muito à Andrea, quem recuperou meu post apagado erroneamente por causa do bug do blogspot. (aka Google). Só não deu para recuperar os comentários anteriores. Minhas desculpas aos leitores.
De nada, Elton!! Foi um prazer imenso poder ajudar! :-)
ResponderExcluirSobre o livro, me interessou muito. Vai pra minha listinha de leitura obrigatória... rsrsrs.
Beijão!
Eita, conseguiu recuperar. Andréa ninja. :D~
ResponderExcluirEsse Blogger... uma coisa que não consigo mudar de jeito nenhum no meu blog é o horário na caixa de comentários. O fuso horário está configurado corretamente, mas quem disse que sai o horário certo. E toda vez que vou trocar a foto do cabeçalho, tenho que hospedar a imagem em outro site, caso contrário fica todo embaçado...
ResponderExcluirQuanto ao livro, parece interessante. Vou anotar a dica Ocho!
Eu também tenho problemas com horários de postagem. Como ainda está com problemas resolvi removê-los nos meus posts.
Excluirsó nao voltou o comment q eu tinha deixado, mas era sobre um livro de msm tema chamado 'Os Japoneses', de Célia Sakurai q tava lendo. Conta um pouco da história do Japão e de seu povo. Tbém é muito bom. Recomendo!
ResponderExcluir