1 de jul. de 2012

Nihonjin (post recuperado)


Um livro que deve ser lido, principalmente a quem se interessar pela história da imigração japonesa no Brasil, desde há 100 anos atrás até os tempos recentes (que mostra também o reverso: netos de japoneses indo para o Japão como dekasseguis). E é obrigatória a leitura para os nipo-brasileiros.



O autor, que é neto de japoneses imigrantes, cria um romance baseado na história dos primeiros japoneses que chegaram ao Brasil, após a crise sócio-econômica que envolvia o Japão no começo do século XX. Hideo Hinabata, o protagonista do livro, é um japonês convicto orgulhoso de sua nacionalidade, resolve vir ao Brasil com sua esposa para tentar conseguir sustento e ganhos para, mais tarde, voltar ao Japão abrir um negócio. Entretanto, o árduo trabalho nas fazendas e nos cafezais dos coronéis brasileiros, a difícil convivência entre os brasileiros e a exploração desleal dos coronéis faziam com que Hideo não conseguisse voltar à sua terra natal e sofrer com a vida e com o clima diferente do Brasil. Com o desenrolar da estória, Hideo tenta se adaptar aos poucos e admitir que sua vida seria mesmo no Brasil.

O livro é uma história particular, que mostra a origem multicultural do Brasil em tempo e lugares ainda pouco explorados na literatura brasileira. Merece destaque pelo enredo e a luta constante dos imigrantes pela sobrevivência em terras estrangeiras.

Só achei que precisava ter colocado um glossário, ou significados das palavras japonesas no rodapé das páginas para quem não conhece o básico da língua japonesa. Entretanto, acredito que, de tanto o autor escrever tais palavras, o leitor pode acabar entendendo os significados. Senão, da-lhe tradutor online da vida.

Concluindo, é um livro agradável de ler, apesar das palavras em japonês. Possui 175 páginas e o livro foi premiado com o Prêmio Benvirá de Literatura. Vale a pena sua leitura.

PS: Agradeço muito à Andrea, quem recuperou meu post apagado erroneamente por causa do bug do blogspot. (aka Google). Só não deu para recuperar os comentários anteriores. Minhas desculpas aos leitores.

5 comentários:

  1. De nada, Elton!! Foi um prazer imenso poder ajudar! :-)

    Sobre o livro, me interessou muito. Vai pra minha listinha de leitura obrigatória... rsrsrs.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Eita, conseguiu recuperar. Andréa ninja. :D~

    ResponderExcluir
  3. Esse Blogger... uma coisa que não consigo mudar de jeito nenhum no meu blog é o horário na caixa de comentários. O fuso horário está configurado corretamente, mas quem disse que sai o horário certo. E toda vez que vou trocar a foto do cabeçalho, tenho que hospedar a imagem em outro site, caso contrário fica todo embaçado...

    Quanto ao livro, parece interessante. Vou anotar a dica Ocho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho problemas com horários de postagem. Como ainda está com problemas resolvi removê-los nos meus posts.

      Excluir
  4. só nao voltou o comment q eu tinha deixado, mas era sobre um livro de msm tema chamado 'Os Japoneses', de Célia Sakurai q tava lendo. Conta um pouco da história do Japão e de seu povo. Tbém é muito bom. Recomendo!

    ResponderExcluir