10 de dez. de 2012

Fortaleza (CE)


Aproveitando mais um período de férias, fui conhecer a famosa capital do Ceará, Fortaleza, terra dos cocos, dos geradores eólicos e dos grandes humoristas brasileiros. Mas a região de Fortaleza oferece, principalmente, lugares tropicais maravilhosos, como belas praias, dunas e paisagens deslumbrantes. Os cearenses, em geral, possuem uma "linguagem" própria chamada "cearês", e com muito bom humor, o povo cearense é conhecido por seu jeito "desestressado" de ser.


Apesar de Fortaleza ser uma cidade consideravelmente "nova" (tem uns 285 anos), a cidade cresceu muito rápido, com mais de 2 milhões de habitantes. Com o crescimento considerável da região litorânea nordestina, milhares de pessoas migram para a região em busca de novas oportunidades e melhor qualidade de vida. Sim, ainda mais com um cenário litorâneo belo e confortante.

Bom, deixo, como sempre, alguns pontos que visitei e aproveitei. É claro que há muito mais lugares interessantes para visitar, mas meu tempo foi meio escasso.

- Beira Mar e Praia de Iracema;

Primeiros lugares que o turista deve aproveitar ao desembarcar em Fortaleza. São duas das principais praias da cidade. O Beira Mar oferece calçadões para o turista ou o esportista aproveitar ao longo da praia e é a praia da "agitação", com feirinhas ao ar livre durante a noite, muitos bares/restaurantes e shows de música e de humor. Já a Praia de Iracema oferece um ar mais tranquilo (mas nem tanto), onde o turista pode caminhar em travessas construídas no mar, e tem uma que possui quase uns 500 metros da praia até ao mar. Essas travessas foram reformadas e iluminadas recentemente para poder caminhar durante a noite também. Como há um porto em Fortaleza, sempre há navios no mar dando uma paisagem mais urbana, como mostra a foto do título.

 Beira Mar

 Travessa ao Mar

Praia à Noite 

Estátua da Iracema 

Vista Panorâmica

- Beach Park;

É o parque aquático de Fortaleza. Localizado na Praia de Porto das Dunas, a 30 km de Fortaleza, o complexo aquático compõe de diversas piscinas temáticas, tobogãs variados e uma praia artificial. Eu, particularmente, curti mais a piscina com correnteza, onde você fica em uma bóia deitado, ouvindo música ambiente. Como estava um sol de rachar, ficou melhor ainda... (momento ócio).

Tobogã Insano 

Tobogãs Normais 

Entrada

- Praia da Canoa Quebrada;

Há 160 km de Fortaleza ao leste, Canoa Quebrada possui muitas dunas e encostas quebradas. Além de possuir muitos "cataventos" (geradores eólicos), pois a região é bem propícia de ventos. Além de uma bela praia, passeios de buggys e de jangadas são os atrativos da praia. Também tem oportunidade de brincar de "ski-bunda" e "tirolesa".

Vista Panorâmica de Canoa Quebrada 

Detalhe dos "Cataventos" ao Fundo 

Passeios de Buggys 

Encostas

Ski-bunda e Tirolesa

- Praia de Mundaú;

Aqui, o turista curte um belo passeio de barco em trechos de manguezais, dunas isoladas e paisagens belíssimas, enquanto ouve um guia simpático e músicas da região. Há uma pausa para tentar ver de perto os caranguejos nos manguezais e outra pausa para um mergulho nas águas tranquilas da região. A Praia de Mundaú já é bem mais tranquila do que as outras. Ideal para uma caminhada tranquila na praia. Mundaú fica a uns 140 km a oeste de Fortaleza.

 Pousada e a Praia de Mundaú

Passeios de Barco 

Vista do Barco 

 Tentativa de Vista dos Caranguejos

Dunas 

Conchas

- Alguns Pratos;

Como todo litoral nordestino, há uma imensa variedade no cardápio, começando com as tapiocas doces e salgadas. A tapioca doce tem recheios de doce de leite, leite condensado chocolate, goiabada... tudo cum coco ralado. A tapioca salgada pode ser de queijo com presunto, charque, carne de sol, entre outros. Ah, acompanhados de uma água de coco ou uma cervejinha vai bem...


É claro que frutos do mar também não faltam (peixe, camarão, ostra, etc...).



Enfim, no final, achei que poderia ter mais alguns dias para aproveitar mais praias ao redor de Fortaleza, mas até que ficou com duração razoável, visto que minhas costas já estavam vermelhas... rsrs.

Antigamente, diziam que o calçadão das praias de Fortaleza eram sujas. Pelo menos, atualmente, achei que estavam relativamente limpas (bem mais que as praias sulinas). Fortaleza também é uma ótima referência para conhecer o Nordeste Brasileiro. Vale muito a pena conhecer.

8 comentários:

  1. De leste a oeste
    De norte a sul
    Lá vai o Ocho
    Explorando o mundo azul

    Quantas vezes por ano vc tira férias??
    Huahuahauaha, j/k. =P
    Que cenário mais exuberante. Eu realmente gosto de cenários praianos. Se não me engano vc esteve em outros lugares do nordeste não? Que lugar vc curtiu mais? Qual praia te chamou mais atenção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano tirei três vezes... só que em períodos curtíssimos, em vez de tirar duas mais longas.

      Eu fui para João Pessoa e Recife/Olinda. Me chamou a atenção a de João Pessoa, por ser mais tranquila e limpa. Mas a de Fortaleza tem muito mais lindas praias.

      Excluir
  2. Respostas
    1. De vez em qdo é bom para o espírito. :)

      Excluir
  3. Welcome back!
    O último prato parece apetitoso. É peixe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi um salmão ao molho mostarda com purê de espinafre e arroz temperado com tomate seco.

      Excluir
  4. Ô, vidão rs. Esse ano não consegui tirar férias por causa do trabalho. Adorei as fotos Ocho. Você se aventurou no "ski-bunda"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deu para ir no ski-bunda porque eu estava sozinho e não tinha ninguém de confiança para guardar meus pertences.

      Excluir