11 de abr. de 2013

Game: Samurai vs Zombies Defense 2 (iOS/Android)



Games estilo "Tower Defense" tem se popularizado cada vez mais em smartphones e tablets (e também em aplicativos dentro do Facebook), e este "Samurai vs Zombies Defense 2" não foge a regra. Criado pela Glu Mobile, "SvsZD2" é bem divertido.

O jogador pode controlar três guerreiros: um samurai com habilidades medianas, uma ninja que é bem rápida, mas é fraca e um ronin (guerreiro samurai com armadura), que é o mais forte e o mais resistente, mas é o mais lerdo. Seu objetivo é proteger o portão sagrado que guarda o tesouro de seus ancestrais contra samurais zumbis (e essa mania agora de ter zumbis em tudo que é game...). A medida que o jogador ganha batalhas, também ganha moedas e rubis para adquirir mais poderes, armamentos e aliados novos.

SvsZD2 é bem aqueles games "freemium", isto é, o jogo é gratuito, mas o jogador pode comprar itens, moedas e rubis usando cartão de crédito. Isso se chama "In App Purchase".  Eu, francamente, não gosto muito desse estilo de comércio, pois os jogadores mais novos ou exaltados, podem simplesmente gastar seu dinheiro sem muito controle dentro do game, e nem sentir que compraram de imediato. Mas eu sou vacinado disso e não gasto nisso não, a não ser que seja de extrema necessidade. Eu já falei de games assim com Fairway Solitaire, SongPop e Pocket Planes por exemplo... aliás, praticamente todos os games das plataformas mobile são modelos "in app purchase".


Mas o que mais me irrita em vários tipos de games "in app purchases", é que é praticamente impossível progredir mais e zerar o game se não comprar tais "moedas virtuais" dentro do jogo. Acho isso uma forma de extorquir dinheiro dos mais viciados e deviam ser banidos esses tipos de aplicativos. Bom, SvsZD2 quase chega a esse nível, porque depois de uma certa fase, fica complicado você progredir se não acumular as moedas e rubis o suficiente para comprar os "power ups" do jogo e só tem duas formas de consegui-los: jogando exaustivamente e acumulando aos poucos ou comprando com dinheiro vivo tais power ups. Eu, a princípio, resistirei bravamente de comprar esses power ups.

Mas, SvsZD2 é divertido e dá para interagir com outros jogadores com vários duelos para conseguir artefatos. E os gráficos estão bem feitos, apesar de ser estilo "nendoroid" (bonequinhos de cabeça enorme). Se não fosse por essas características positivas, eu teria largado mão do jogo. Bom, a Glu Mobile sempre fez esse tipo de games "in app purchase", que por sinal, faz sucesso a cada momento.

Opinião minha: adquira o game mesmo com os revés, pois é gratuito e divertido, mas fuja dos produtos "in app purchase" dentro dele. Se começar a ficar enjoativo, simplesmente, delete-o de seu dispositivo móvel.


2 comentários:

  1. Pena que no meu não rola. O processador não ia aguentar um game desses mesmo tendo cara de flash.
    As flechas do samurai parecem muito fraquinhas. Espero que dê pra fazer upgrade, tehhe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As flechas são uma bosta no game. O melhor mesmo é melhorar sua tropa para ajuda-lo. E sim, dá para fazer upgrade, mas pra isso tem um preço estabelecido com moedas virtuais.

      Excluir