12 de nov. de 2015

Animê: Yosugá no Sorá


O que dizer desse animê? Yosugá no Sorá (YnS) pode parecer mais um com estória de cotidiano de jovens colegiais que ingressam numa escola comum numa cidade pacata, envolvendo atrações e paixões entre os estudantes, mas a essência é bem mais que isso...

Basicamente conta a estória de dois irmãos, Haruká (irmão) e Sorá (irmã), que resolveram voltar para sua cidade natal após o falecimento de seus pais, e tentar seguir suas vidas com um cuidando do outro, reencontrando vizinhos e amigos de infância, nos quais estudam no mesmo colégio. O cenário é relativamente tranquilo sem muita agitação dos animês tradicionais de colegiais. Entretanto, Yosugá no Sorá possui várias peculiaridades, a começar o seu público-alvo: somente adultos, por motivos óbvios.
( ͡° ͜ʖ ͡°)



YnS não chega a ser um estilo "hentai" explícito, mas envolve muitas cenas de sexo com o protagonista e as outras personagens, mostrando sempre as partes íntimas das meninas mesmo fora das cenas de sexo, porém, o animê não mostra pênis e vagina, pois acredito que os autores não quiseram que ficasse vulgar demais num animê mais de proposta de estória de amor do que apenas de sexo explícito. Quem esperava uma estória com conteúdo erotizado, percebeu que envolveu mais do que isso, tehehe. Outra questão é que, YnS baseou-se de um "eroguê" (game erótico), que são bastante populares no Japão, onde o jogador escolhe o destino do protagonista, baseando-se em escolhas verbais ou em ações, fazendo com que o protagonista tenha finais diferentes dependendo da sua escolha, e o animê seguiu mais ou menos esse esquema, com vários finais. Mas para cada final, o próximo episódio volta um pouco da estória e o ramo segue diferente para o expectador acompanhar o desenrolar diferente da situação até chegar ao outro final. Estilo diferente do padrão tradicional, não?


Mas tem um quê a mais na estória ainda: Sorá, apesar de ser irmã de Haru, tem uma atração pelo seu irmão e Haru meio que sente o mesmo, afinal, os dois foram separados por um bom tempo e se reencontraram mais tarde em suas infâncias e Haru viu sua irmã "diferente" logo depois do reencontro. Os dois vivem juntos na mesma casa, mas como irmãos, um cuidando do outro (aliás, Haru é quem cuida mais de Sorá, pois ela sempre fica se sentindo meio fraca no cotidiano). Além de Haru se envolver com outras meninas, ele tem a tentação da sua irmã também, iniciando uma relação incestual.



Para mim, YnS foi inovador e cativante, mas pode ter sido meio "chocante" para algumas pessoas, pois envolveu bastante um sentimento de drama com "amores proibidos", deixando de lado, o tradicionalismo e o puritanismo. Como adulto, recomendo sem pensar no moralismo, mas apenas no envolvimento picante dos personagens e nas suas situações de drama e amor.



5 comentários:

  1. Yey! 5 shuristas!
    Vou complementar dizendo que esse animê é considerado um clássico e é amplamente conhecido pelos apreciadores da animação japa.

    Mesmo vários anos após seu encerramento ainda temos miniaturas desse título sendo lançadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi figure da Sorá na Liberdade? Como eu não conhecia na época, passei batido.

      Excluir
    2. Acho que viu, mas faz tempo.

      Excluir
  2. Eu considero bobeira fazer estardalhaço e tratar incesto como taboo com tanta coisa feia e triste neste mundo. Vão implicar com duas pessoas que se amam? Ah vá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse aspecto, eu também concordo. Tem tanta coisa triste e horrível mundo afora e implicar com as escolhas de parceiros das pessoas acho lastimável. Cada um tem seu livre arbítrio e que cuidem de si mesmo antes.

      Excluir