6 de jun. de 2017

Game Nostalgia: Jewel Master (Mega Drive)


Um jogo da Sega meio desconhecido por uma galera, mas que não deixava de ser bom, Jewel Master faz você controlar diversos anéis em seus dedos, fazendo combinações diferentes para ganhar poderes variados, como bolas de fogo, terremotos e super pulos.

No início, você possui apenas dois anéis, mas ao derrotar alguns inimigos durante o jogo, eles "dropam" vários itens e também os anéis que lhe faltam para completar 12 anéis ao total. Esses doze anéis são divididos em 4 tipos diferentes de poderes e o mais interessante é que dependendo da combinação que o jogador faz em cada mão do protagonista, este realiza ataques diferenciados que rende boas estratégias dependendo da situação dos inimigos presentes e da fase em que se encontra. Por exemplo, para continuar uma determinada fase, o jogador precisa combinar dois anéis em uma das mãos para liberar o poder do super pulo, pois do contrário, não vai dar progresso no jogo. Alguns inimigos são de fogo, então, deve-se combinar anéis para utilizar poder da água para tirar mais energia, e vice versa.


Eu não cheguei ao final do jogo na época que aluguei Jewel Master, pois é um game bem difícil, além de que você só possui uma vida e só uns três continues, sendo que ao utilizar um continue, você volta ao início de cada fase. Só consegui zerar mesmo utilizando "saves states" mesmo e mesmo assim, derrotar o último chefe foi muito sofrível e tive que apelar para gameplay do YouTube para conferir como podia derrotá-lo. E o "cabeça-dura" aqui esqueceu de que ao reunir todos anéis, o personagem pode combinar os quatro anéis mais forte para liberar a "espada sagrada" do jogo, item indispensável para derrotá-lo. Mas mesmo assim, foi difícil derrotá-lo pois o chefe era muito apelão. Graficamente, Jewel Master não é dos melhores, mas também não compromete o game, mas dou desconto porque o game foi lançado em 1991. O som é regular e não chama atenção, igual nas músicas, também não são muito grande coisa. Sua jogabilidade é boa e pelo menos nela, você não vai passar raiva; somente pelo nível de dificuldade do jogo mesmo.



Um game interessante para quem desconheceu-o na época, mas não é tão recomendável a ser imperdível, pois apesar do game não ser ruim, também não impressiona muito. Vale pela curiosidade.





2 comentários:

  1. Esse firefox é o last boss?
    O protagonista deve ser inspirado no Mandarim, o inimigo do homem de ferro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiefox, huahuahua. O lst boss é um velho grandão que transforma-se em uma caveira enorme apelona. Sem save state, pra mim, impossível derrota-lo.

      Mandarim do bem, esse.

      Excluir