16 de fev. de 2018

Game Nostalgia: Yo! Noid (NES)



Os games do "Nintendinho" sempre foram dignos de perder os cabelos de tão difícil que eram jogá-los. Ainda hoje são difíceis mesmo usando os "save states" dos emuladores, então para quem era da época dos anos 80 e 90 que não tinha essa mamata dos saves e conseguia zerar os jogos, tinha que tirar o chapéu para eles.

Este é um game de plataforma e estratégia de cartas ao mesmo tempo. Cada fase compõe um tipo de cada estilo jogo. Primeiro, um cara vestido de coelho "armado" com seu ioiô tem que pular as plataformas de cada fase e atirar o ioiô nos inimigos que aparecerem em seu caminho. Caindo nos buracos ou encostando uma vez em um inimigo, você já perde uma vida e volta e um determinado ponto da fase para continuar (por aí já começa a dificuldade). Há vários itens que o jogador recolhe como cartas e pimentas para poder utilizá-los na próxima etapa da fase, que é uma batalha entre você e outro cara vestido de coelho. Nessa batalha, cada um tem seu "deck" de cartas e o jogador deve escolher as melhores cartas para conseguir derrotar seu oponente. O computador sempre escolhe primeiro sua carta a jogar. Assim que o CPU joga sua carta, é a vez do jogador escolher a dele. Cartas com valor maior ganha e a diferença do valor entre as cartas se transforma em pedaços de pizzas de acordo com o resultado que o vencedor da rodada e estes são devorados pelo vencedor da rodada. As cartas de pimenta servem justamente para que o CPU coma seus pedaços de pizza apimentados anulando o resultado da rodada, por isso são considerados cartas coringas e devem ser utilizadas estrategicamente.  O vencedor final é aquele quem conseguiu maior número de pizzas devoradas. Passando essa etapa, o jogador enfrenta outra rodada de plataforma e em seguida, outra rodada de cartas, cada vez com uma dificuldade maior.


Yo! Noid foi um dos jogos clássicos do NES que a crítica elogiou, pois a fórmula de plataforma com estratégia de cartas foi inovadora na época e o pessoal passou horas tentando chegar no final. Eu não cheguei a jogar na época, mas tinha tentado jogá-lo em meados dos anos 2000 com emulador. A dificuldade do jogo acaba sendo meio frustrante, pois em determinadas partes, o inimigo está bem no ponto que o jogador deve atravessar, quase impossibilitando seu caminho. E nas últimas partes das cartas, o CPU fica com cartas tão fortes que parece ser impossível derrotá-lo com suas cartas adquiridas, mesmo com cartas-pimentas. Mas talvez seja aí a graça de Yo! Noid, por desafiar o jogador a ter paciência. Hoje em dia, com tantas opções de games, ficar insistindo nesses games difíceis acaba sendo perda de tempo. Na época, como as opções de diversão eram limitadas e pelo videogame por si só ser a novidade tecnológica da época, o pessoal tinha mais paciência e ânimo para zerá-lo.


Eu posso estar até sendo meio "geração Nutella" para esse caso, porém, jogar games nostálgicos agora servem mais para relembrar e divertir por um breve momento esse ou aquele jogo. Como temos inúmeras opções de divertimento, não só apenas games, então não podemos ficar "teclando na mesma tecla dura" sendo que temos outros "teclados modernos diversos" à disposição atualmente. Mas para quem conseguiu zerar esse jogo atualmente, meus parabéns (ainda mais se não usou "save state").



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Tentei voltar a jogar, mas depois travei em um ponto e num tive mais paciência de continuar.

      Excluir