7 de fev. de 2018

Game Nostalgia: Adventure (Atari 2600)


Um dos primeiros jogos da minha infância. Adventure é um daqueles clássicos obrigatórios para quem jogou Atari e também para quem não conhece que quer jogos bons da plataforma da época do final dos anos 70 e início dos anos 80.

Aqui você controla um "quadrado" aventureiro que deve buscar o troféu num castelo inimigo e trazê-lo de volta ao seu castelo, mas para isso você apenas conta com uma "seta", isto é, uma espada (se a imaginação deixar rolar) para matar os dragões que rondam o mundo de Adventure, mas não sem passar por labirintos e labirintos "invisíveis" para dificultar ainda mais seu caminho. E além disso, você pode carregar apenas um item por vez, portanto, ao portar uma chave para abrir um castelo de acordo com sua cor, você fica vulnerável aos dragões pois não pode carregar junto sua arma. Para isso, você precisa fugir do dragão e ir até sua arma, procurar o dragão para matá-lo. Caso o dragão engula-o, "game over" para você e tem que tentar de novo (apesar que não mostra nada de tela "game over").


O jogo possui três níveis de dificuldade e o desafio número 3 é o mais divertido, pois as posições da arma, chaves, dragões e outros itens mudam aleatoriamente a cada nova jogada. O "item" mais chato do jogo, sem dúvida alguma é o morcego, porque o bendito vive pegando item que ele avista e vai trocando com outro toda hora, inclusive dragões, hahaha. Pois é, o morcego pega o dragão como item ao avistá-lo, mas pode trocar o dragão pelo seu item que está carregando e você se ferra.


Como qualquer jogo de Atari da época, não tem segredo algum saber manjar os controles e sua estória é praticamente inexistente. Por ser um jogo bem antigo, Adventure pode ter sido o precursor da tela de créditos do criador do jogo, mas para isso precisaria fazer algumas manhas esquisitas. Eu não tive paciência para tentar isso, mas vai abaixo, a tela de créditos.


Adventure pode não ser o melhor jogo de Atari, mas com certeza, é um dos meus favoritos e provavelmente foi precursor também de jogos de aventura e RPG (mesmo que seja muito simplório sua mecânica). Se for experimentar jogos de Atari, Adventure é praticamente obrigatório, pois esse é também um dos poucos jogos que possui final sem ser para zerar o placar (que não tem nesse jogo).



6 comentários:

  1. Eu andava com múltiplos itens. Era só colocar todos juntos na sua frente e ir empurrando todos juntos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fazia isso tbm, mas tinha duas coisas chatas: as piscadelas qdo tinha muita coisa na tela e o maldito morcego que fica pegando e trocando seus itens na tela.

      Excluir
  2. O legal era quando o dragão te come e o morcego pega esse dragão e todos dão um rolê nas telas.

    ResponderExcluir
  3. O item mais legal é o colchetes porque atravessar paredes gera bugs legais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive precisa desse colchetes para fazer a tela secreta.

      Excluir