18 de fev. de 2019

Game Nostalgia: Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist (Mega Drive)


Final dos anos 80 e início dos anos 90; Tartarugas Ninjas foi febre mundial e, claro, não podia deixar de estar presente também nos jogos eletrônicos, como nesta versão de arcade. Mais tarde, saiu também para versões caseiras, como para SNES e Mega Drive, que é deste post. A estória é batida (quem quiser saber mais, acesse aqui) e deixo apenas minhas observações sobre o jogo mais abaixo.

Para quem jogou a versão do SNES, a versão do Mega Drive possui uma jogabilidade e esquema muito parecido, cada versão com seus prós e contras, e não tem como deixar de fazer comparação, pois ambos saíram quase na mesma época e com qualidades técnicas do mesmo patamar. Há até hoje muito debate sobre qual versão se saiu melhor como um todo e isso dá bastante discussões nos fóruns das redes sociais, como aqui. Well, como conheci apenas atualmente a versão do Mega Drive (a do Super Nintendo e a do Arcade eu já conhecia já naquela época), posso dar uma pincelada da minha opinião.


Graficamente falando, o jogo é muito bonito e colorido, mas perde por pouco para o SNES. Os sprites são mais "borrados" e menos palhetas de cores, além de que nesta versão o jogador não consegue arremessar o inimigo para a tela; na versão do SNES tinha esse "charme". O som é mais simples com vozes mais "roucas" e suas músicas, apesar de serem boas, perdem um pouco a qualidade. O desafio do jogo, eu achei equiparável ao da versão do SNES. No modo "hard", tive que usar alguns "continues" para zerar o jogo, eu joguei no modo mais difícil para garantir o final verdadeiro.  Agora, o ponto positivo desta versão é a sua jogabilidade que é mais precisa nos direcionais e também na hora de dar a corridinha, com um botão específico para isso ao invés de dar dois toques pra frente. As voadoras também são mais precisas do que na versão do SNES. E com relação à diversão, garantida igualmente, porém com menos fases do que na versão da sua rival, mas com vários "bosses" diferentes, fazendo com que a versão do Mega fique diferente na sua estratégia, aliás, também durante a porradaria, o esquema de matar os inimigos comuns achei diferente. Enquanto na versão do SNES a porrada mais precisa é com os arremessos, na versão do Mega Drive são as voadoras quando você está encurralado contra quatro capangas ao mesmo tempo, entretanto as voadoras são fracas e demora bastante para matá-los.


Portanto, a versão do Mega Drive, na minha opinião, possui uma melhor jogabilidade, com um ótimo fator diversão, especialmente se for jogar com um amigo, porém tem um pouco menos de qualidade em relação aos fatores técnicos, porém o óbvio conta aqui, já que o SNES possui uma capacidade técnica um pouco mais superior em relação ao Mega Drive, mas isso é papo para outro assunto que não vem ao caso. Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist para Mega Drive é um jogo que realmente vale a pena mesmo para quem não curte tanto um beat en´ up, mas quer diversificar um pouco.






3 comentários:

  1. Natsukashii...
    Joguei até enjoar, esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive natsukashii da versão do SNES quando joguei esta versão do Mega, pois são bem parecidos.

      Excluir
  2. Re-joguei agora na coletânea "Cowabunga Collection". Confesso que o botão retroceder fez o jogo ficar mais fácil que tirar doce de uma criança, mas valeu pela re-jogatina de um clássico.

    ResponderExcluir