31 de jul. de 2020

Game Nostalgia: Alex Kidd in Enchanted Castle (Mega Drive)


Quem é fã da Sega desde a época do Master System, com certeza, conhece o jogo Alex Kidd in Miracle World, o melhor game do menino Alex. Depois surgiram outros nem tão bons assim, com exceção de Alex Kidd in Shinobi World, que mesmo não tendo a mesma pegada do primeiro, teve um relativo sucesso e críticas medianas. No início do Mega Drive, tivemos uma "continuação" do Miracle World tentando a mesma pegada de jogo, chamado Alex Kidd in Enchanted Castle. Quem já jogou ou conheceu o jogo, sabe que não teve a mesma qualidade do primeiro do Master System.

Não vou comentar a história do jogo, já que neste post é apenas uma breve opinião das qualidades técnicas do game, quem quiser saber da história é só "googlar". Enfim, Enchanted Castle possui um gráfico melhorado se comparar com o do Master System, obviamente, porém não apresenta uma boa qualidade para um jogo de 16 bits. Sim, tem algum efeito "paralax" e talz, mas os cenários são muito pobres com cores básicas. Quem for mais distraído, poderia achar que os gráficos seriam de 8 bits do Master System.  O traço do Alex do Mega não possui o mesmo "carisma" se comparar com o do Master, faltando algum capricho para combinar com o personagem. O som é normal e não tem um chamariz, além de não possuir o mesmo "carisma" dos sons do Miracle World, vide os sons do soco de Alex do Mega e o do Master, este mais "combinável" mesmo com limitações técnicas. As músicas não estão muito boas e a música do pirocóptero é de "doer" os ouvidos com uma desafinação nos arranjos. A música tema do Alex Kidd no mega também não ficou muito boa, se comparar com a do Master. 


Já na parte da jogabilidade, Alex volte e meia parece deslizar no gelo, pois controlar ele nos pulos e plataformas não é muito fácil, porém dá para se acostumar depois. O soco do Alex diminuiu de tamanho, ficando mais díficil matar os inimigos e volte e meia você pode socar o ar e em seguida, morrer sendo encostado por um inimigo; por isso, o bracelete é indispensável praticamente no jogo inteiro. Ainda bem que quando você compra (mas antes, tem que disputar "janken-pô" para pegar os itens), pode-se equipar com algum acessório e depois você pode desequipá-lo no momento que quiser, sem perder o item após passar de fase, perdendo-o somente quando o item for de tempo limitado ou morrendo com ele. As fases são curtas e só tem um castelo (que é a última fase do jogo). 


Em suma, Enchanted Castle não tem metade da qualidade que Miracle World tem, mesmo este sendo inferior em termos de qualidade de gráficos e sons. Tudo bem que o Alex Kidd do Mega Drive foi um dos primeiros jogos a serem lançados para o Mega Drive e dá para dar um desconto, mas que infelizmente, não teve a mesma qualidade e empatia da primeira versão. Se não comparar com o jogo do Master, Enchanted Castle é até legalzinho, mas não tem como não deixar de comparar, pois os produtores pegaram justamente a mesma mecânica do jogo original para evoluí-lo na geração seguinte, porém o resultado foi justamente o oposto...

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário