5 de fev. de 2021

Game: Space Elite Force (Todas Plataformas)

Testando um game "indie brazuca", com temática de "navinha" no estilo "8 bits". Space Elite Force tem uma leve pegada de temas de "shumup" como Thunder force, Gradius e afins, mas com gráficos mais simples propositalmente; porém não deixa de ter uma boa jogabilidade.

O esquema do jogo é você ir avançando com sua nave com apenas uma vida, mas que pode tomar uma certa quantidade de tiros, conforme a fase e seu estado de evolução da sua nave. Cada vez que destrói inimigos, eles "dropam" uma espécie de ouro para que você possa comprar novas armas e melhorar sua nave com mais resistência e potência em seus tiros entre uma fase e outra. Cada fase possui um chefe, que é parecido um com outro em cada fase, diferenciando mais na sua resistência e certos tipos de ataques. Sua nave possui dois tipos de tiros: tiros contínuos e mísseis contínuos.

Conforme mencionei antes, seus gráficos são bem simples estilo retrô de 8 bits de forma proposital, então, nada de impressionante aqui. O som é competente, também lembrando um pouco som da época dos 16 bits. Sua jogabilidade é boa, apesar que volte e meia, você confunde as moedas com os tiros inimigos, pois quando você chega perto das moedas, elas automaticamente vão até você e aí muitas vezes pensa que é o tiro inimigo, atrapalhando sua jogatina que volte e meia você desvia das moedas, mas acaba sendo atingido por um tiro verdadeiro; talvez isso é o pior do jogo. Outro fator negativo é que quando você vai encarar o chefe da fase, sua nave fica meio travada por uns segundos e se tiver um inimigo ou um tiro nesse momento, é quase impossível desviá-lo pois você está congelado nesse exato momento. Dupla bola fora do jogo. O desafio no modo normal é relativamente fácil, mas você vai acabar morrendo algumas vezes até pegar as manhas de cada inimigo, além de que você continua na fase onde você morreu, mas não sem antes você comprar armas melhores com as moedas adquiridas na sua jogatina até o momento. O jogo é relativamente curto, mas o fator replay é alto, pois existem mais dois modos de dificuldade maiores para encarar e também conseguir adquirir todas as armas disponíveis no jogo.

Enfim, "Space Elite Force", apesar dos dois problemas graves mencionados acima, vale a pena se curte um "shumup" do estilo das antigas e conseguir pegar uma promoção de 90% de desconto, como foi o meu caso. O preço normal até a data desta publicação estava em torno de 15 reais e com 90% de desconto, paguei apenas R$1,50.  Do contrário, é melhor pagar um pouco mais (ou emular) e pegar jogos de nave retrô com mais qualidade, como os Thunder Force, R-Type e Gradius por exemplo.





2 comentários: