21 de mar. de 2021

Game Nostalgia: Brawl Brothers (SNES / Switch)

Início da década de 90 era a febre dos games "beat en' up", com Final fight e Streets of Rage como protagonistas. E assim, outros games de briga de rua iriam surgir para tirar uma casquinha dentro desse sucesso. E assim, a Jaleco iria criar um game deles de briga de rua chamado "Brawl Brothers" (ou "Rushing Beat" no Japão). 

Cheguei a conhecer esse jogo na época, mas não tive paciência de tentar terminar o game, pois eu achava a mecânica do jogo bastante ruim na sua jogabilidade e não passava das primeiras fases. E depois de décadas, resolvi jogá-lo novamente, desta vez no Switch (pelo emulador oficial da Nintendo, no Nintendo Switch Online). Só vou dizer uma coisa: "Glória a Deus, os saves states", hahaha.

Não tem quase nada que se salve desse jogo, nem mesmo os gráficos e os sons, que não são grande coisa para a capacidade que o Super Nintendo poderia fazer: textura meio mal feita, movimentação travada e personagens não muito carismáticos e meio genéricos (uma loira lutadora de wrestling, um cara básico tipo Cody, um ninja genérico, um judoca grandão e um cara com roupa do Bison). As músicas também não chamam atenção, a não ser pelo tema do chefão que é mais frenético e combina com o nervosismo das lutas contra esses chefes apelões.


Agora a grande frustração está realmente na sua jogabilidade e dificuldade injusta dos inimigos. Seus golpes não encaixam direito nos inimigos, batendo no ar muitas vezes, mas os inimigos conseguem te golpear em combos, além de te agarrarem direto ao invés de você os agarrar. Só isso já te deixa irritado. Agora alie mais o fato da fase dos esgoto ser quase infinito se você não decorar os caminhos certos para sair dessa fase.. além dos inimigos aparecerem sempre, mesmo sendo forçado a voltar de caminho. Além disso, seus bonecos são duros e movimentação bastante travada. Agora não tem raiva maior encarar os chefes de fases que são apelões e quase sempre conseguem te agarrar. E certos golpes dos mesmos parecem deixá-los invencíveis, pois quando estou com um terço de life, fico invencível por alguns segundos o que da a chance de eu batê-los sem tomar golpe... mas a minha frustração quando golpeio e nada deles sofrerem os ataques... Agora o chefe mais fdp dos jogos de briga de rua que já vi realmente é o último chefe. Todos seus golpes deixam o cara praticamente invencível, tendo apenas um curtíssimo espaço de tempo para tentar golpeá-lo... e com uma voadora para ele cair, pois se tentar bater em sequência, ele quebra seus golpes e consegue te contra-atacar, tirando um bom life com apenas um golpe. Meu, isso é simplesmente frustrante. E nem tente agarrá-lo, pois é ele quem te agarra sempre. 


Mas com a força do "save state", consegui zerar o game na dificuldade hard... para ver um final bem decepcionante. Isso mostra que eu realmente fiz o certo em largá-lo na época dos anos 90. Só joguei Brawl Brothers porque tinha a disposição no catálogo do Nintendo Switch Online. Não sei como muitos elogiaram esse game na época, talvez pelo fato dos games beat en' up serem populares na época e ter mais uma opção do estilo no console da Nintendo de 16 bits, depois do fatídico Final Fight de apenas um jogador e sem uma fase.  Em suma, se quiser um bom game de briga de rua, não aconselho Brawl Brothers. Tem outros muito melhores mesmo na época dos anos 90.





2 comentários: