10 de abr. de 2021

Game: Captain Toad - Treasure Tracker (Switch / Wii U)

Um game com dois dos personagens de Mario: Toad e Toadette, onde a dupla percorre vários lugares em busca de tesouros escondidos e das estrelas do mundo de Mario, com equipamentos de garimpagem como picaretas, mochilas e lanternas acopladas na cabeça. O game já tinha sido criado originalmente para o Nintendo Wii U e fora portado também para o Switch, como muitos outros games da Nintendo portados para o híbrido de maior sucesso atual.

Captain Toad possui uma mecânica estilo puzzle, mas com bastante interação e jogabilidade peculiar onde cada fase o jogador deve buscar primeiramente a estrela para completá-la, mas para fechar com 100% precisa buscar 3 diamantes, cumprir um objetivo específico da fase e ainda um extra para achar uma pintura de Toad em pixel-art dentro do cenário. Cada fase possui uma dificuldade específica, portanto o jogo possui bastante dinamismo: Com o analógico esquerdo você controla Toad/Toadette e com o analógico direito você controla a câmera da tela para um melhor posicionamento do personagem ao percorrer na fase; um botão para pegar "rabanetes" no chão e pegar itens/moedas e um botão para aproximar ou afastar a tela. Mas além disso, se você jogar no modo portátil, precisa apertar na tela touch para cutucar/atirar nos itens, cenários e inimigos a fim de conseguir avançar de fase. Se estiver no modo "dock" usa-se o acelerômetro do controle para apontar a mira na tela e atirar/cutucar. Sim, o maior atrativo do jogo é o dinamismo da jogabilidade no controle e no touch screen. 

Além da jogabilidade diferente, o game possui modo cooperativo onde cada jogador pode usar tantos dois controles com acelerômetro ou usar o par de joycons do Nintendo Switch para melhor diversão. Afinal, games atuais da Nintendo tem o fator diversão compartilhada como destaque, e assim, sendo um ótimo atrativo para "game-family"; isso devo confessar que a Nintendo é mestre nesses tipos de games com designs "fofinhos". Gráficos lembram estilo Super Mario Bros U Deluxe com belas tonalidade de cores variadas num ambiente alegre. O áudio também é do mesmo estilo do game do Mario. Já a dificuldade, como um game spin-off da série de Super Mario com Toad como protagonista, já não é muito desafiador fechar o game, mas pode ser ser tentar fechar com 100% (ou mais), coletando todos diamantes, cumprindo requisitos de fases e ainda achar todas as imagens escondidas do Toad em pixel-art; seria então "platinar" o jogo da Nintendo.

Enfim, Captain Toad segue esquema de fases-puzzles, incluindo nas dos chefes onde o "fun factor" é o maior apelo do jogo sem ser muito desafiador. Um jogo para "relax", especialmente se for jogar com um amigo junto. Não é grandioso como Super Mario Deluxe ou Mart Kart 8, mas diverte tentando fechar os puzzles exigidos das fases.





2 comentários:

  1. Será que só eu acho que tá saturado de jogo de mário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mario e Sonic. Ambos estão sendo explorados até o talo, haha.

      Excluir