9 de abr. de 2021

Game Nostalgia: ESWAT - City Under Siege (Mega Drive)

A Sega, no final dos anos 80 e começo dos anos 90, tinha criado uma saga chamada ESWAT, onde um policial promovido resolve vestir uma vestimenta robótica capaz de utilizar diversas armas (metralhadora, tiro de plasma, mísseis e até uma labareda circular), além de poder voar com um jetpack acoplado na vestimenta. Bem estilo Robocop cujo tema estava bem popular nessa época, e também concorrendo com os jogos do Robocop que saíram nas plataformas concorrentes como no NES e fliperamas. 

Primeiramente tinha postado a versão de fliperama, que é bem diferente da versão que saiu para Mega Drive. Pra começar, todas as fases, músicas, sons são diferentes, a jogabilidade também difere muito da versão arcade e a armadura não se despedaça assim que o policial vai sendo atingido por tiros inimigos. E na versão do Megão não dá para jogar em dupla como no fliperama. Mas uma coisa tem em comum: as duas primeiras fases você joga apenas com o policial sem a vestimenta para depois da terceira fase em diante ficar com a armadura até o fim. Pela cronologia, a versão do arcade é antes da versão do Mega Drive, pois alguns dos chefões finais do arcade, são os mesmos chefões da segunda fase do Mega. Daí vemos que os inimigos do Mega são uma evolução dos inimigos do arcade.

Agora falando somente da versão do Mega Drive: os gráficos são bons para a época do ano de 1990 (começo de vida do Mega Drive) e os sons são ok, nada tão chamativo. As músicas são competentes, mas nada marcantes, porém a música dos chefes talvez seja a melhor do jogo, que combina bem com as batalhas árduas contra os chefes. Jogabilidade é razoável, com botão de tiro, botão de pulo e botão de troca de arma. Os comandos respondem bem, com exceção no momento em que o jogador tem que controlar o policial voando, que fica bem "duro" e se errar de direção, perde rapidamente a estamina do jetpack, tendo que pousar e ficar aguardando encher a barra de estamina novamente para voar. E bem nas fases adiantadas, você vai usar muito o voo do policial para progredir.

Talvez o que mais pode frustrar os jogadores é a dificuldade não muito justa do jogo, pois além do problema do controle do policial em voo, qualquer tiro e até mesmo encostando nos inimigos, você perde life e se ficar na frente de um tiroteio ou preso em armadilhas, sua barra esvazia rapidamente, perdendo uma vida de bobeira e aí tem que voltar um bom trecho da fase para continuar. Na época que joguei não consegui zerar o game chegando no meio da penúltima fase. Só depois de muitos anos revisitando esse jogo é que consegui zerar o jogo, mas de forma não muito honesta... usando saves states. Sim, podem me julgar, haha.

Talvez para a época possa ter sido um bom jogo, mas jogando agora, para mim, não envelheceu muito bem, mas tem seus méritos para um game de entrada do Mega Drive. Talvez se não fosse a jogabilidade e a dificuldade injusta, poderia ter sido menos frustrante.




2 comentários:

  1. Nunca consegui jogar porque era muito dificil. Nem sei se cheguei a virar robocop

    ResponderExcluir