15 de set. de 2020

Game: Super Mario Bros U Deluxe (Nintendo Switch)

Mario é Mario: não precisa nem descrever sobre o personagem mais emblemático no mundo dos games. O que tem de Mario também fora do mundo dos games não é brincadeira; eu acho que Mario só perde para o Mickey como personagem mais conhecido no mundo inteiro... Mas o assunto aqui é o game "Super Mario Bros U Deluxe"; uma versão mais atualizada do game "New Super Mario Bros.U" do Wii U, que por sinal parece uma versão melhorada das versões em Wii e DS, mas estes últimos não joguei, então não posso afirmar com certeza isso.

Pulando a história manjadíssima do Bowser sequestrando a princesa Peach pelas "enézimas" vezes, o jogo resgata o clássico gameplay desde os primórdios do Super Mario Bros do Nintendinho até chegar nas atuais plataformas, incluindo o famigerado game "Super Mario Run" para celulares. Seus gráficos lembram as versões do Wii U, do Wii e do DS, com traços bastante cartunescos e em estilo SD, porém com formato tridimensional lembrando "action figures", ou seja, cumpre o básico para a geração atual sem grandes coisas, ainda achando que poderia melhorar mais. 

Suas animações são fluídas como se fosse uma animação computadorizada e sem engasgos. Na parte sonora também cumpre seu papel com efeitos sonoros característicos como o som da "estrela", o do cogumelo vermelho, o do verde, encolhendo e assim vai. Não tem o que melhorar mais do que isso mesmo. As músicas combinam perfeitamente com o ambiente infantil de Mario sem chamar grande atenção, mesmo nos chefes.

Em termos de jogabilidade, responde bem os comandos dos direcionais e dos botões, mas não sei se é impressão minha, mas para game de plataforma, achei as respostas um pouco mais lentas do que se tivesse jogando Super Mario World do SNES, dando impressão de que os personagens animados como em 3D fossem mais "pesados" do que em 2D como em Super Mario World; as corridas da atual geração parecem mais lentas do que da antiga geração. Porém em geral, dá pra jogar sim de boas. 

Agora o grande ponto fraco do jogo foi ter colocado um personagem chamado "Coelharápio", que é quase invencível em que só morre se cair no precipício ou na lava, ou seja, é imune ao encostar nos inimigos e nos tiros inimigos e isso perde totalmente a graça do fator desafio. Talvez a Nintendo tenha colocado tal personagem no jogo para que até as crianças possam passar de fase de boas, como um game para família inteira. 

Talvez também por isso que o jogo te dá a possibilidade de jogar com até quatro jogadores ao mesmo tempo, podendo escolher entre os personagens: Mario, Luigi, Toad, Toadette e Coelharápio. Apesar de ser fácil de chegar ao final do game, o fator "replay" é enorme, pois o jogo pede para apanhar todas as moedas estrelas escondidas nas fases para assim, liberar as fases estrelas secretas, dando fôlego extra para o game. E além disso, tem a versão "Super Luigi U" que eu ainda nem experimentei até a data deste post, mas dizem que é a versão do Luigi para o game e o desafio fica maior.

Bom, nem preciso dizer que para quem é fã da franquia Mario, esse é obrigatório jogar, pois resgata a clássica jogatina de plataforma 2D, mas com cenário 3D, mesmo não sendo o melhor jogo do Mario. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário