28 de out. de 2021

Game: Super Princess Peach (Nintendo DS)


Normalmente, os tradicionais games do Mario eram sempre com a mesma temática: Mario e Luigi resgatarem a Princesa Peach das garras do "tartarugão" Bowser (ou Koopa no Japão) em seu enorme castelo. Dessa vez, para esse game do Nintendo DS, é a Princesa Peach quem deve resgatar Mario e Luigi capturados pelo Bowser. E para isso, ela conta com um "guarda-chuva falante" que vai auxiliá-la a desbravar as fases até chegar no castelo do Bowser para enfim salvar Mario das garras dele.

Aqui temos uma jogatina bem similar com os jogos tradicionais do Mario, como Super Mario World e New Super Mario Bros., porém, aqui, a princesa possui uma "barra de life", ou melhor, "coraçõezinhos de life", onde a cada dano sofrido nela, perde meio coração, sendo que ao zerar todos os corações, a princesa precisa refazer a fase tudo de novo; não tem números de vidas limitados. E isso vale também ao cair de um precipício, perde meio coração e volta no começo da tela onde se encontra. Mas a princesa tem várias habilidades conforme vai avançando de fase, coletando moedas para comprar tais habilidades na lojinha do Toad (no menu do jogo), como planar com o guarda-chuva por alguns segundos, atirar "hadouken de guarda-chuva" e afins para incrementar ainda mais a jogatina. Mas não acaba por aí, pois na tela do touch, durante as fases, a princesa possui 4 habilidades fixas: Joy (ela voa e cria um ciclone em si), Rage (ela fica raivosa criando uma coluna de fogo em si), Gloom (ela chora e joga lágrimas no chão para apagar fogo ou criar gelo, aumentando sua velocidade) e Calm (durante a ativa, recupera gradativamente seus corações). Todas essas habilidades na tela touch consome outra barra abaixo, que é um tipo MP. Ela recupera HP também pegando corações soltos nas fases e recupera MP pegando cristais azuis soltos, mas também ela pode recuperar MP ao "comer" os inimigos, isto é, o guarda-chuva absorvê-los, e como os inimigos sempre "spamam" indo e voltando de fase, é moleza encher MP e HP nesse jogo, dando a isso, uma grande facilidade no jogo.


A princesa também pode pisar em alguns inimigos, desde que não estejam com espinhos voltados para cima, atordoando-os e em seguida, absorvendo-os. Pode ir de tela em tela pelos famosos canos verdes e também achar telas secretas para resgatar "toads" capturados pelo Bowser, além de itens secretos como puzzles e itens musicais, para usá-los nos minigames desse jogo. Aqui, a sacada é que mistura um pouco a vibe do "metroidvania", onde Peach pode ir e vir nas fases quantas vezes quiser, e não tem tempo limite para concluí-los, ao contrário dos jogos tradicionais do Mario. Isso é essencial para conseguir resgatar todos os "toads" e conseguir o máximo de peças puzzles e notas musicais. Por isso, o jogo é agradável e relativamente fácil para jogar, tirando o desafio do último chefão, o Bowser. Entretanto, zerar o game é fácil e pode frustrar os jogadores que querem maiores desafios; os jogos do Mario são um pouco mais difíceis. Mas o fator replay é alto, pois ao zerar pela primeira vez, libera mais fases para coletar mais puzzles e notas musicais a fim de tentar completar todos os quebra-cabeças para enfim montá-los em um minigame. Os quebra-cabeças formam imagens da Princesa Peach em suas situações de expressão: alegre, raivosa, chorando e tranquila. Já as notas são os testes de sons e vozes que jogo oferece no menu. E antes de cada chefão, usa-se o "touch" com a caneta para fazer a Peach se deslocar em cordas como se fosse estilingues, como também ela planando em segurança, eliminando inimigos na tela de baixo com a caneta... e por aí vai.


Os gráficos são bonitos e alegres como todo game da série Mario é, e o áudio também é competente, com destaque para as diversas vozes e gritos da Peach. Desafio relativamente fácil pode frustrar alguns jogadores, mas a diversão é garantida para quem curte a vibe da série Mario. Quem tem um Nintendo DS, vale a pena experimentar esse jogo, ainda mais que os papéis foram invertidos aqui, tehehe.









2 comentários:

  1. Me cheira um pouco um jogo feminazi, mas a intenção pode ser na verdade destacar a waifu peach.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feminazi seria ela, vestida de roupas surradas de homem, cheio de tatuagem, sem depilar, com cabelo esfarrapado salvando um Mario aviadado.

      Excluir