11 de jul. de 2022

Animê: Plastic Memories


Num futuro talvez não tão distante, temos a companhia dos "giftias", uma espécie de androids que interagem como se fossem humanos de verdade; eles comem, dormem, trabalham e fazem companhia para os humanos em geral. O nosso protagonista chamado Tsukasa acaba de ser contratado a uma empresa que cuida e analisa os giftias, mas também tem um lado chato nesse trabalho. Os giftias possuem um bug gravíssimo que afeta o seu tempo de vida e precisam ser recolhidos a essa empresa para que façam um reset geral nele, interrompendo sua vida atual e sendo substituído por uma memória ainda a ser adquirida por uma nova vida, mas sem lembrar sequer de toda sua vida anterior. Cabe a Tsukasa e sua parceira Aira a lidarem com os clientes a resolverem essa questão... Detalhe: Aira é também uma giftia...

Esse é um animê que explora bastante os sentimentos de Tsukasa, um rapaz ainda inexperiente e tímido, e de Aira, uma giftia com temperamento fechado e tímido também, mas que ao longo da história, os dois sentem o trabalho difícil de lidar com a separação entre o cliente com o giftia, que sempre cuidou e amparou seu dono. É como lidar com desligamento dos aparelhos de estágio terminal de um ente querido. Confesso que acabei chorando em alguns episódios quando mostrava essas cenas... mas a cena mais triste ainda estaria por vir... 


Apesar dessa trama dramática, o animê tem seus lados cômicos, com a equipe de trabalho de Tsukasa, como o senpai "Don Juan" e a assistente técnica kinpatsu "Eru", que por sinal, podia ter aparecida mais vezes na história. Ainda em o lado meio "ciumento" da colega de trabalho, a Michiru, que apesar de tudo, tinha um certo carinho escondido por Tsukasa. 


Meu destaque técnico é pela música "ending", que combina a situação e pensamento de Aira em todo o animê, além de ser bela e meio triste pelo que se propõe. Outro destaque é o carisma dos personagens, apesar do jeito meio bobo do Tsukasa. Aira, com o desenrolar da história, me cativou com seu jeito tímido e estilo parecido com a la "Chino" (de Gochuumon).


Plastic Memories me surpreendeu pela exploração dos sentimentos dos personagens e cenas de cortar o coração pelas despedidas dos giftias com seus donos. Quem não curte momentos dramáticos, acho que não devo recomendar este animê, mas fora isso, é um bom animê que merece conferir. Estou curioso para saber se tem continuação pela segunda temporada.






4 comentários:

  1. Esse é um anime original, ou seja, não veio de livro ou mangá por isso não achei continuação em outro lugar.
    Mesmo assim teve uma pessoa que fez um mangá spin-off, mas é com a Michiru de protagonista e aparentemente acontece antes das história do anime.
    A Aira é um doce e essa obra ficou na minha lembrança forever por causa das emoções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hê... spin off prólogo com a Michiru. Se saísse para animê, eu conferiria.

      Excluir
  2. Pela quantidade de fotos eu acho é que você ia querer ver um spi-off da Eru.

    ResponderExcluir