7 de ago. de 2022

Game: Scribblenauts (Nintendo DS)


Scribblenauts é um game de quebra-cabeça que alia vocabulário e ação, no caso do Nintendo DS, ação utilizando a caneta touch para escrever o objeto e inseri-lo na fase para conseguir superá-lo e ir para a próxima fase e assim por diante. De propriedade da Warner Bros., a série Scribblenauts é sucesso até hoje, saindo nas plataformas atuais como no Nintendo Switch e nos smartphones.

Aqui você tem o controle de um garotinho que é controlável na tela touch do DS, usando a caneta e usando o direcional para controlar a câmera do cenário. Ao clicar no ícone do lápis à direita superior da tela, abre uma tela de inserção de letras para formar uma palavra que descreve o objeto e esse objeto deve interagir com o cenário de alguma forma a fim de que o garotinho possa coletar a estrela presente no cenário e assim passar para a próxima fase. Por exemplo, se tiver uma parede bloqueando a sua passagem, escreva a palavra "picareta" para que apareça uma na tela e o garotinho possa abrir caminho quebrando a parede. É uma boa sacada da Warner.


O jogo é simples, mas em muitas fases não é tão intuitivo. Tive que apelar ao YouTube para ver como passar tais fases mais difíceis, e para minha surpresa, além de ter várias soluções, você colocar uns itens que você nem imaginaria que daria para colocar como por exemplo, um "heliporto" para tampar um item perigoso e um "helicóptero" para você tentar pilotar na tela pequena do DS, além de você digitar "megalossauro" para aparecer um dinossauro para derrotar um tubarão do cenário...  Entretanto, o grande problema desse jogo está na sua jogabilidade irritante, onde os comandos da caneta na tela não respondem como deveria, como o garotinho pegar um item, pular, voar com asas, etc... e muita vezes, você acaba caindo no precipício e armadilha por não ter uma destreza milimétrica, fazendo você ter que refazer a fase novamente várias vezes, e isso irrita. Não sei se nas versões posteriores isso foi corrigido, mas no primeiro jogo Scribblenauts para o DS achei a jogabilidade bastante prejudicada.


Enfim, Scribblenauts é uma série para jogadores mais casuais e com design cartunesco mais infantil, atraindo bastante atenção da garotada, mas para os adultos seria um game dispensável, pelo menos para mim. Apesar do game ser bastante simples, mas nem tanto intuitiva, o grande revés deste game é a jogabilidade, que compromete o progresso para as fases seguintes.


2 comentários:

  1. Nem imagino como é essa jogabilidade...
    Controle ruim arruina qualquer jogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo controlar direito o boneco. Clico num ponto para ele andar, ele anda, mas não tem precisão, fazendo ele cair em algum barranco.

      Excluir