12 de ago. de 2022

Game: Mario & Luigi: Dream Team (Nintendo 3DS)


Depois do sucesso de Super Mario RPG, feito em conjunto com a Squaresoft para o SNES, a Nintendo embarcou de vez jogos estilo "action RPG" para o bigodudo mais famoso do mundo dos games, saindo para Game Boy Advance, N64, Game Cube, DS/3DS e até para a plataforma atual Switch. Com certeza, a série "Paper Mario" é a mais conhecida do estilo action RPG do Mario, mas teve um estilo que achei muito bacana, em que você controla Mario e Luigi ao mesmo tempo; a saga de "Mario & Luigi" que foi criada para os portáteis mais antigos da Nintendo como no GBA e DS/3DS. 

"Mario & Luigi: Dream Team" conta a história onde Mario e sua turma são convidados a passar umas férias na ilha "Pillow" (Travesseiro), onde o anfitrião da ilha, o príncipe Dreambert os espera. Porém ao chegar perto da ilha com um enorme dirigível, Mario e sua turma são pegos de surpresa por uma tempestade muito estranha e acabam sabendo que o vilão "Antasma", um tipo de morcego, está de volta aterrorizando os moradores da ilha e que mais tarde, estariam sabendo que Antasma estaria se aliando com o Koopa (Bowser) e sua tropa para agarrar o talismã dos sonhos que lhe podem dar muitos poderes a fim de conquistar o mundo. A partir daí, Mario, Luigi, Peach, Príncipe Dreambert e a estrelinha Starlow partem no mundo da ilha de Pillow para resgatar os companheiros de Dreambert a se libertarem das prisões de sonhos de Antasma, tendo que fazer com o que Luigi (o dorminhoco da turma), tenha que dormir no travesseiro amaldiçoado para que Mario possa entrar no sonho de Luigi, que vira uma espécie de portal para o mundo dos sonhos, e assim resgatar cada integrante capturado pelo Antasma e Koopa.


Ao longo da jornada, Mario e Luigi precisam enfrentar diversos inimigos para aumentar suas características e assim enfrentar os chefes mais poderosos conforme vai avançando no jogo e as lutas são por turnos, igual aos clássicos RPGs que precisam também coletar dinheiro (batalhando e socando para cima os tradicionais blocos) a fim de comprar novas vestimentas que dão poderes específicos, tendo como armas, os pulos, as marretas, itens especiais e até ataques especiais em conjunto (Mario com Luigi) que consomem MP, mas que cada ataque e defesa também dependem da destreza do jogador, por isso, é necessário treinar todos esses ataques básicos e especiais antes de enfrentar os chefes. Os ataques especiais em conjunto você adquire coletando fragmentos de "legos" e ao completar 10 desses fragmentos, libera um tipo de ataque especial. Aqui envolve a destreza de se jogar um QTE (Quick Time Event), ou seja, precisa apertar determinados botões no momento certo para conseguir dar um ataque 100% ou uma defesa com sucesso. Talvez isso possa desanimar alguns jogadores que não curtem esse esquema, pois em muitos ataques especiais, me bati muito para conseguir dar um ataque satisfatório, pois é meio confuso os momentos exatos para apertar os direcionais e os botões. Por causa disso, eu falhava miseravelmente nas batalhas contra os chefes mais avançados. 


Além dos dois modos de jogar, no mundo real e no mundo dos sonhos, existe batalhas contra chefes gigantes no mundo dos sonhos onde Luigi dos sonhos precisa se multiplicar indefinidamente se absrovendo para virar um Luigi Gigante com o Mario no controle em cima do Luigi, uma espécie de luta entre Megazord e um monstro gigante, igual nos Power Rangers. Quando acontece esse tipo de luta, o jogador muda a posição do 3DS para vertical e precisa lutar com a canetinha para atacar e defender, aí é 100% QTE, onde um movimento errado, pode custar a luta. Você, além de usar itens e ataques especiais mexendo com a caneta, precisa esquivar dos ataques inimigos deslizando a caneta para um canto no momento certo. O que eu fiquei preso nessas lutas por não saber direito os momentos exatos para executar os comandos não foi brincadeira.


Mas além das "chatices" do QTE, tem também uns puzzles que você precisa resolver se quiser avançar no jogo e tais puzzles são também muito chatos. confesso que em um deles, precisei apelar para o YouTube para resolvê-lo e isso torna-se frustrante muitas vezes. Esses puzzles não acrescentam em nada na jogatina. 


Na parte técnica, o jogo cumpre muito bem seu papel, com gráficos decentes e coloridos, como todo game do Mario deve ser. O som também é bom, com destaque para algumas músicas que combinam muito bem com a ambientação. Jogabilidade muito boa, com boas respostas, mas que os eventos QTE podem te confundir nos momentos certos de apertar determinados botões. E tirando alguns QTEs difíceis e puzzles sem lógicas, o game diverte bastante, eu levei uma hora para zerar o game, mas se quiser completar 100%, vai precisar de muito mais tempo, pois além de explorar e coletar todos os itens especiais, tem um cenário onde você pode enfrentar todos os chefes diretos e completando esse cenário, ganha certos itens secretos. Ao completar o game, abre as opções "jukebox", para escutar toda a trilha sonora do jogo e um modo "hard" (difícil) para jogar com mais inimigos e mais resistentes, o que dá um certo fator replay no jogo. Quem gosta do estilo "action RPG" com tema de Mario, vai gostar desse game.





Nenhum comentário:

Postar um comentário