11 de ago. de 2022

Game: New Super Mario Bros. (Nintendo DS)


Apesar de não ter o mesmo charme dos clássicos Super Mario Bros. (NES) e Super Mario World (SNES), a "repaginada" com gráficos mais modernos e esculpidos em 3D de New Super Mario Bros, lançado como um dos primeiros jogos para o novo portátil de duas telas da Nintendo em meados de 2006 foi um grande sucesso público e crítica especializada da época.


Com a mecânica parecida com seus antecessores mencionados acima, aqui novamente a Princesa Peach é sequestrada, só que dessa vez pelo "Koopa Jr.", filho do Koopa (ou Bowser para os norte-americanos), após um incidente no castelo da Princesa. Cabe ao Mario novamente resgatar a princesa das mãos de Koopa Jr., passando pelas fases clássicas de plataforma do estilo Super Mario Bros, pegando cogumelos vermelhos para crescer, flor de fogo para atirar bolas de fogo, pisar nos koppas troppas, quebrar blocos pulando e coletando 100 moedas para ganhar uma vida extra. PS: o cogumelo gigante é inútil no jogo inteiro, a não ser na primeira fase, onde você pode ganhar 3 vidas quebrando tudo pela frente.

Os gráficos já foram refinados para a tecnologia de construção em 3D e aprimorados e com uma boa fluidez de jogabilidade, ao contrário de muitos jogos em 3D da época do PS1 e até alguns do PS2, onde as respostas aos comandos eram mais atrasados e lentos se comparados com os jogos em pixel art dos 16 bits. Apesar da textura em 3D, o jogo segue estilo plataforma em 2D como nos clássicos em 8 e 16 bits. Mas para alguns jogadores mais experientes, vai notar que mesmo com a jogabilidade bem aprimorada do game para o Nintendo DS, não fica ainda igualmente rápida e precisa como no Super Mario World, dando uma percepção de um pouco mais de lentidão, mas é coisa mínima. Isso não atrapalha a jogabilidade do New Super Mario Bros, de forma alguma, mas sim o estilo do jogabilidade é menos rápida do que seu antecessor. Até hoje, como em New Super Mario Bros U Deluxe para o Switch, se nota isso, daí muita gente ainda preferir o Super Mario World, do SNES.

Os sons e a trilha sonora, obviamente foram também bastante melhorados para a tecnologia do Nintendo DS, com sons mais variados e qualidade de trilhas sonoras de filmes. O jogo não é difícil, os chefes são até relativamente fáceis, com exceção de um ou outro, e, assim como os jogos da série Super Mario, tem como acumular quantas vidas quiser, bastando coletar 100 moedas e cogumelos verdes nas primeiras fases toda vez que os jogam, além de truques para somar pontos seguidos e assim ganhando vidas rapidamente. O grande desafio aqui é conseguir zerar o jogo 100%, coletando as 3 super moedas de todas as fases disponíveis de jogo. E para isso, precisa de destreza e com os itens certos para chegar a certos lugares e assim alcançar as super moedas mais difíceis de serem alcançadas.

Quem não é tão fã de Mario e sua turma, acho que este jogo não é o melhor Super Mario para se conhecer, mas ainda assim, diverte bastante porque, com um DS à mão, você pode usar a tela tátil do DS para ver o progresso do Mario na fase e usar o item reserva se for preciso, bastando apenas tocar no ícone do item. Jogar no emulador já não fica 100% divertido pois terá a tela dividida em dois ou então terá que ficar trocando de tela toda hora. Recomendo jogá-lo com o Nintendo DS à mão, e não é caro ter um; atualmente, um DS Lite sem caixa, mas com caneta, carregador e um cartão R4 (para jogar todos os jogos do DS de graça) custa em torno de 300 a 400 reais.



2 comentários:

  1. O problema é que já ordenharam demais essa franquia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vão ordenhar ainda mais, assim como estão ordenhando Sonic até ele ficar magérrimo.

      Excluir