18 de dez. de 2022

Game: River City Girls (Todas Plataformas 8a/9a Geração)

Duas garotas colegiais japonesas, Misako e Kyoko, estão em mais uma aula chata quando o celular de Kyoko mostra seus namorados, Riki e Kunio sendo sequestrados por uma gangue estilo Yakuzá. Então, do nada, as duas se levantam de suas carteiras e começam a pancadaria entre os alunos e inspetores dentro da escola para que elas saiam do colégio e vão tentar encontrar Riki e Kunio que podem estar em algum lugar de River City.

O jogo segue uma linha de história da mesma franquia dos jogos de "Kunio-kun" desde a época do NES (Nintendinho), com estilo beat en' up (briga de rua) em gráficos pixelados propositalmente para lembrar do estilo de jogos pixelados de 16 bits, que está bastante na moda em jogos "indies", ao mesmo tempo em que os personagens e os NPCs são tudo estilo "nendoroid" (cabeça grande, corpo pequeno), quase como em Mighty Final Fight para o NES. Apenas durante as cut-scenes é que tem traços definidos como nos mangás, inclusive as animações dos chefes são estilos animê e com cenas em "close" de mangá contando o desenrolar da história.

O áudio é bom e com composições bacanas, com muitas músicas cantadas. Pena que as conversações e as canções só tem em inglês, não tendo a opção em japonês (pelo menos na versão internacional). Provavelmente porque a equipe técnica do jogo é de maioria "gringa", ou seja, o jogo não foi feito exclusivamente por japoneses (pelo menos é o que vi nos créditos). Seria muito melhor se as falas fossem em japonês pois os personagens são japoneses.

O jogo não é difícil, apesar de ter apenas uma vida. E quando tem a tela do "Game Over", pode-se continuar na mesma tela onde fora nocauteado ou na tela anterior da do chefe, caso tenha perdido para ele, além de ter continues infinitos. A jogabilidade é o ponto forte do game, com uma boa resposta nos comandos e uma boa taxa de colisão. Apenas no momento onde pode-se golpear nos inimigos caídos é que há uma certa dificuldade de encaixar a posição correta para o mesmo, podendo bater até 3 vezes no cara caído. No começo, você tem apenas poucos golpes e está no nível 1, mas vai progredindo de nível, com golpes novos, mais resistência e agilidade a medida que vai avançando no game. Além disso, os inimigos vencidos "dropam" além de XP, grana para poder comprar novos golpes nos dojos com os irmãos Lee (de Double Dragon), comida para restabelecer sua energia e itens para melhorar sua performance nos golpes. Em suma, é um game beat en' up com um leve toque de RPG, pois as aparições dos inimigos são infinitas.

E o jogo não é linear, pois mesmo avançando de telas, você pode (e deve) voltar nas telas anteriores para cumprir missões, adquirir mais golpes, XP, comidas e itens. Quanto maior o nível, maior também os slots para guardar itens e comidas. Por isso, dá para se divertir por horas, apesar que pode zerar o jogo rapidamente fazendo apenas o que o game mandar sem ficar batendo demais nos inimigos infinitos. Terminando o jogo,você pode recomeçar jogando com os rapazes, mas ainda com a mesma história e cut-scenes das garotas. O legal é que você pode conhecer novos golpes outros personagens. E durante o jogo, também há peças específicas para achar e coletar para ganhar os 100% do game. Para quem cisma em zerar somente com 100%, vai ficar um bom tempo no game.

Quem gosta de beat en' up e curte arte pixelada em estilo animê, River City Girls é uma ótima pedida. Só uma pena que a versão ocidental não tem áudio em japonês, por isso não leva 5 shuristas.






2 comentários:

  1. Eu ainda exigiria gráficos mais estilo anime pra merecer 5 shuristas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos, está um pouco melhor do que o estilo cartoon de scott pilgrim e de SoR4.

      Excluir