9 de jan. de 2023

Game Nostalgia: Comix Zone (Mega Drive)


Esse é um game que não joguei na época, apesar dos elogios feitos no game pela galera. Provavelmente eu estava mais focado no SNES e no adendo para ter um PS1. Enfim, só o conheci a alguns anos atrás, através dos emuladores. 

O que me chamou a atenção de Comix Zone é a originalidade em se jogar um game de beat en' up misturado com plataforma dentro de cenários que parecem quadrinhos (HQs), onde o protagonista, que é um desenhista, trocou de lugar com um personagem vilão de uma criação que o protagonista estava criando em sua prancheta de desenho. E conforme for avançando a fase, pode-se escolher caminhos, dependendo, o caminho pode ser mais curto ou mais longo, ou mais fácil/difícil. 


Graficamente é impressionante para sua época, simulando traços de HQs tanto no cenário como no personagem e inimigos. O áudio é bom, mas chega a ser espetacular. O que pode enjoar são os gemidos de dor do seu personagem, pois, vai por mim, o jogador vai tomar tanto golpe que os gemidos começam a irritar. E falando em tomar golpes, esse jogo é bem difícil, pois seus golpes são defendidos na maioria das vezes pelos inimigos e toma contra-ataque fácil, além de poder tomar vários danos de tiros, podendo drenar sua barra de vida num instante. E drenando totalmente a barra, "game over" direto, sem direito a vidas extras e continues. E fora que mesmo com sua barra cheia, se cair num precipício, também é "game over" na sua cara. Não sei se eu que sou ruim nesse jogo, mas achei muito injusto o nível de dificuldade. 


Claro que há itens para você coletar como frascos que preenchem um pouco a barra de vida, facas e um ratinho que ajuda você a sair de armadilhas. O jogo não é só pancadaria nos monstros do quadrinhos, mas sim, esquemas de como sair em situações mais difíceis baseado no cenário em que você está. O conjunto disso, mais a inovação de cenário como HQ apreciou muita gente que jogou o game. Mas a dificuldade alta do jogo pode ter decepcionado algumas pessoas e inclusive a mim que não progredia de jeito algum em certas fases, seja inimigos difíceis de matar, cenários em que eu caía nos precipícios de bobeira ou situações que eu morria por travar no cenário enquanto dispositivos me detonavam. Só mesmo com truques como saves states é que dava para continuar a jogar, do contrário, ter que jogar várias vezes desde o começo, atualmente, acho perda de tempo, pois temos milhares de outros games a disposição e não quero ficar perdendo muito tempo em um jogo que me trava nas fases e ter que recomeçar várias e várias vezes. Na época talvez até fosse divertido, devido a limitações técnicas que tínhamos e sequer sabíamos o que era "save state", quanto mais "rebobinar" jogadas.






2 comentários:

  1. Jogos difíceis ficando fáceis com os "hacks" modernos.

    ResponderExcluir