O documentário é completo, assim como no livro da Varig "Os Abutres e a Varig: A História da Destruição Da Maior Companhia Aérea Brasileira de Todos os Tempos", onde mostra os bastidores do alto escalão dos executivos da Varig, junto com a fundação Rubem Berta, que foi uma espécie de conselho administrativo da companhia.
Eu lembro muito bem das viagens que fiz com a Varig nos anos 90, quando fui para os Estados Unidos e no início dos anos 2000, no Japão, aliás, a minha primeira vez à Terra do Sol Nascente foi num avião da Varig, e por uma infeliz coincidência, seria o último voo da Varig para o Japão...
Esse documentário é simplesmente obrigatório para quem quer compreender a ascensão e sucesso, seguidas da derrocada com a falência da Varig. Isso sem citar as outras companhias aéreas brasileiras que também se afundaram como a Vasp e a Transbrasil. E o título, já se entende do porquê da Varig ser a "caixa preta do Brasil", pois a história da empresa se dá que nem o Brasil, de como uma empresa cresce, mas desperdiça oportunidades com decisões erradas e tomadas de rumos equivocadas aliada com um governo totalmente desprezível para investir no setor aéreo do país, deixando as companhias aéreas a mercê de suas próprias sortes, preferindo jogar dinheiro fora com países como Venezuela, Cuba, Bolívia, Moçambique e Grécia. Disponível na plataforma "Brasil Paralelo", assim como foi com o documentário "A Camisa mais Pesada do Mundo".
Puxa vida, vou reservar um tempo para assistir a esse documentário!
ResponderExcluirVale a pena assistir.
Excluir