23 de jan. de 2023

Filme Documentário: Varig: A Caixa Preta do Brasil


A história da Varig pode ser semelhante, à mesma história do Brasil. Em meados do Século XX, a Varig é fundada e crescia de uma forma que até outros países ficavam admirados, pela força de trabalho e pela inovação em atendimento aos passageiros, com mais conforto e frota aérea de última geração para suas épocas.

O documentário é completo, assim como no livro da Varig "Os Abutres e a Varig: A História da Destruição Da Maior Companhia Aérea Brasileira de Todos os Tempos", onde mostra os bastidores do alto escalão dos executivos da Varig, junto com a fundação Rubem Berta, que foi uma espécie de conselho administrativo da companhia. 


Eu lembro muito bem das viagens que fiz com a Varig nos anos 90, quando fui para os Estados Unidos e no início dos anos 2000, no Japão, aliás, a minha primeira vez à Terra do Sol Nascente foi num avião da Varig, e por uma infeliz coincidência, seria o último voo da Varig para o Japão...



Esse documentário é simplesmente obrigatório para quem quer compreender a ascensão e sucesso, seguidas da derrocada com a falência da Varig. Isso sem citar as outras companhias aéreas brasileiras que também se afundaram como a Vasp e a Transbrasil. E o título, já se entende do porquê da Varig ser a "caixa preta do Brasil", pois a  história da empresa se dá que nem o Brasil, de como uma empresa cresce, mas desperdiça oportunidades com decisões erradas e tomadas de rumos equivocadas aliada com um governo totalmente desprezível para investir no setor aéreo do país, deixando as companhias aéreas a mercê de suas próprias sortes, preferindo jogar dinheiro fora com países como Venezuela, Cuba, Bolívia, Moçambique e Grécia. Disponível na plataforma "Brasil Paralelo", assim como foi com o documentário "A Camisa mais Pesada do Mundo".






2 comentários: