30 de jan. de 2023

Animê: Spy x Family (1a e 2a temporadas)


Aqui temos um cenário fictício de duas nações em meados da metade do século XX, onde essas nações possuem um grande conflito político (Leste contra Oeste) e que a qualquer momento, pode desencadear uma guerra entre os dois países. Não é comum ataques terroristas acontecerem de um lado e de outro, com acusações políticas entre ambos os lados. Com isso, cresceu-se um ambiente de espionagem na região onde um lado quer obter informações privilegiadas do outro e vice-versa. O protagonista, de codinome "Tassogarê" (Crepúsculo) precisa obter informações secretas do outro lado, sendo um mestre do disfarce e de comportamento, aliado também com habilidades físicas e intelectuais. Ele é convocado então para ser pai de família de nome "Loid Forger", para fingir ter uma família, com sua "esposa" Yor Forger, e conseguir com que sua "filhinha", de nome Anya Forger que ingressa numa renomada escola intelectual cujos filhos de grandes políticos estudam nela... Bom chega de detalhes da história (quem quiser saber mais, a internet está aí para isso).


O desenrolar da primeira temporada foi bastante interessante, apresentando os três protagonistas com seus respectivos "poderes" ou habilidades, em especial a Anya, que é praticamente a personagem que mais chama atenção, com seu jeito "kawaii" de ser e sua personalidade com sua habilidade de ser ésper. Essa habilidade pode ajudar ou atrapalhar os planos de "Tassogarê". A interação dela nas histórias é essencial e sendo o ponto central na trama do animê. Engraçado acompanhar as ações da Anya sabendo ela dos reais planos de seus pais. A introdução do irmão mais novo de Yor, como um comandante da Polícia Secreta também foi um ponto positivo, mostrando que o personagem pode ser um personagem importante no desenrolar da trama. Talvez a parte do "castelo" da Anya tenha sido um belo "filler", que não acrescentou em nada na história. Nem no mangá teve essa parte; um ponto negativo na primeira temporada.


Agora a segunda temporada foi praticamente a temporada de enrolação total, ou seja, a temporada "filler", com exceção da introdução do cachorro "Bond", que tem a habilidade de prever o futuro e como Anya consegue ler pensamentos de pessoas e animais, aí ela fica mais envolvida na trama. De resto, tudo "encheção de linguiça", até mesmo a introdução da agente companheira de "Tassogarê", que para mim, serviu mais uma personagem "filler" que mais atrapalha do que ajuda nos planos do protagonista, além de ser uma personagem totalmente sem sal. O que teve de qualidade na primeira temporada, teve de decepção na segunda temporada, por isso que talvez o animê perdeu o posto de "animê do ano", o que foi merecido mesmo, pelo fraco desempenho da segunda temporada. Aliás, WTF foi aquele episódio maluco a la "Prince of Tennis"?!


Agora, é esperar a continuação da terceira temporada se vai continuar com a enrolação ou se pelo menos a história vai andar com a continuação da conclusão da segunda temporada em que finalmente Tassogarê encontra-se com o seu principal alvo, Donovan Desmond, um político influenciador do país Leste peça-chave para decisão de uma guerra entre os países. Desperdício enorme do potencial da interessante história de Spy x Family.











2 comentários:

  1. Betty é uma das personagens mais sensatas desse anime. E o Bondo é um dos personagens mais inteligentes.

    ResponderExcluir