2 de jan. de 2023

Filme: À Procura da Felicidade


Filme de 2006, estrelado por Will Smith, conta a história de um pai de família que vende máquinas hospitalares de uma empresa a vários hospitais de Nova Iorque na década de 80, mas por conta das dificuldades financeiras, vive atrasando o aluguel, onde vive também sua esposa e seu filho de uns 7 anos, com quem o deixa em uma creche de baixo orçamento. Por conta das dificuldades do cotidiano, o filme mostra diversos momentos de problemas financeiros e emocionais envolvendo principalmente o personagem de Will.

Esse filme foi uma das recomendações que vi na internet, então resolvi assisti-lo... porém não consegui assistir direto porque achei o filme bastante injusto e "azarento" com o protagonista em diversas partes da história, me deixando indignado com essas situações. Tive que parar para fazer outras coisas para me acalmar. Nem mesmo o mais azarado dos Estados Unidos não merecia estar na pele do protagonista. É roubo das máquinas hospitalares, é briga com a esposa, despejos de suas moradias por falta de pagamento, oportunidades perdidas por situações inesperadas... enfim, pode até acontecer mesmo com as pessoas, mas me senti com senso de injustiça do "destino" do Will. Mas pelo menos o filme mostra a persistência do protagonista em querer buscar a felicidade para o seu filho pequeno, por mais simples gestos e recursos limitados que possa conseguir.


Pelo menos no final, mesmo com toda essa dificuldade passada com Will e seu filho, mesmo sua esposa os tenham largados (mas ela bem que queria ter a guarda do filho), a união inseparável entre pai e filho nas mais diversas adversidades da vida cotidiana foi mais forte que tudo que ocorreu. Mas, cá entre nós, e na minha opinião, quando assisti o final do filme, me deu uma sensação de grande alívio depois da angústia que a família sofreu no filme inteiro. Se eu vou assistir o filme novamente um dia? Quem sabe, já que agora sei do desenrolar do filme, mas não pretendo revê-lo tão cedo.




2 comentários:

  1. Vi só um pedaço e fugi porque parecia deprimente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi fácil acompanhar esse filme mesmo.

      Excluir