13 de fev. de 2023

Animê: Hyouka


O animê é de 2012, onde temos um quarteto de estudantes que acabaram de entrar no ensino médio da escola japonesa, onde os quatro entram para o clube "kotenbu" (clube literário clássico) de sua escola. Houtaro Oreki, um rapaz sério e com semblante sempre daqueles que não têm vontade de fazer nada, mas que é o cabeça da turma em solucionar os vários mistérios que envolvem a escola. Eru Chitanda, uma garota simpática que sempre fica em cima de Oreki para saber de suas deduções em solucionar os mistérios. Satoshi Fukube, melhor amigo de Oreki desde quando entraram no ensino fundamental, rapaz alegre que acompanha os casos junto do quarteto. Mayaka Ibara, amiga de infância de Satoshi, que possui uma leve queda nele com uma personalidade ativa, mas que divide seu tempo com outro clube, o de mangá.

Os personagens são bem carismáticos, com boa interação na trama do animê, principalmente nos momentos dos mistérios que envolvem casos da escola, no mais esquema de dedução de detetive (não, não chega a ser casos do tipo "Detetive Conan"), onde os personagens dão sinais de inspirações de autores clássicos japoneses de histórias de suspense e deduções, além de mencionarem Agatha Christie e Conan Doyle. Aliás, uma escritura chamada "Hyouka" aparece logo nos primeiros episódios onde Chitanda possui-a e o clube quer desvendar o mistério dessa escritura que envolve o passado da família de Chitanda, mais especificamente com seu falecido tio. A partir daí, o quarteto acaba ficando mais aprofundado em seus cotidianos. 


Esse é um tipo de animê em que se deve acompanhar necessariamente em seu idioma original em japonês, pois os casos na maioria que envolvem utilizam muito da gramática japonesa em que em outro idioma ficaria totalmente sem sentido em entender, além de ter uma noção da língua e cultura japonesa. E além de ser do tipo cotidiano japonês, precisa ter uma certa atenção nas descrições das falas dos personagens nos casos, especialmente no Oreki, o cabeça-chave da trama. 


Portanto, não acho que esse animê é para todos, pois precisa ter uma mente aberta e atenta, do contrário, o expectador vai achar monótono. Não chega a ser cabeça como a série "Monogatari", mas muitas vezes, para mim, foi necessário pausar uns trechos para ler as escritas mostradas no animê e também nas legendas (no meu caso, assisti com legendas em inglês, então foi um pouco mais difícil).


Com 22 episódios, mais um OVA entre a primeira e a segunda temporada, Hyouka é um bom animê, mas que poderia ter uma continuação pois daria muito pano para manga nos personagens que ainda estavam no primeiro ano do colegial. Será que depois de 10 anos (data deste post), ainda haveria uma chance de continuar com a história?




4 comentários:

  1. Pelo jeito ficou um gostinho de quero mais...
    Até em 2023 a animação e trilha sonora continuam boas. Clássico da Kyoani.

    ResponderExcluir
  2. Considero um anime bem original na narrativa e direção. Podia mesmo ter mais para variar o nosso shounen e moe de sempre.
    Na época eu era Chitanda 100%. Hoje acho que Mayaka me interessa tanto quanto.

    ResponderExcluir