4 de mar. de 2023

Game: Sakuna: Of Rice and Ruin (8a Geração)


Um divertido "action RPG", onde controlamos a deusa Sakuna, num ambiente do Japão folclórico em que ela precisa restaurar sua dignidade de sucessora da deusa da plantação de arroz em seu mundo, mas que precisa também acabar com o mal dos demônios que surgem em suas terras. Ao longo da gameplay, Sakuna tem maior envolvimento com um grupo de pessoas que se refugiaram para um vilarejo a fim de plantar sua colheita de arroz e assim sobreviver enquanto Sakuna combate os demônios.

Os gráficos são muito bonitos, com aparência de traços desenhados no estilo pincel japonês, com uma sólida fluidez de fps. Os cenários são lindos e o cenário do vilarejo de Sakuna é um colírio para os olhos, que dá vontade de ficar com a personagem parada no topo do vilarejo apreciando a paisagem ao redor e o céu. O áudio também é outro ponto positivo, com a dublagem original em japonês em destaque. A voz da Sakuna lembra um pouco a voz do estilo de personagens como a Nico de Love Live, mas a trilha sonora é um dos pontos altos de qualidade, com temática bastante característica levando o jogador ao ambiente do Japão Medieval com músicas de qualidade.


A jogabilidade é ótima, mesclando movimento 3D no vilarejo e 2D durante as fases de combates, com Sakuna tendo dois tipos de armas, uma arma curta e uma arma longa para maior dano, além de aquisição de poderes mágicos ao longo da jogatina. Mas sua manta é sua arma de maior habilidade para poder subir em morros e esquivar de inimigos, jogando-a neles e podendo se movimentar com mais agilidade e eficácia. Lembra a arma da Kiriha, em Tsugumomo. Assim que Sakuna vai derrotando os inimigos, estes dropam itens e comida para ela coletar materiais para melhorar suas armas, vestimentas e pratos para as jantas. Inclusive são nas jantas e com as comidas certas é que Sakuna vai aumentando sua barra de energia, vitalidade, resistência, sorte, etc... Basicamente, a gameplay do jogo intercala entre fases de batalhas em 2D com os preparos das características de Sakuna no vilarejo em 3D, fazendo também as sequências de plantação e colheita de arroz, sempre no final do inverno até final do verão, em rotações infinitas de estações de ano.


Talvez um ponto negativo é a grande repetição de tarefas a fazer, especialmente nas partes de preparo e colheita de arroz, que começa a ficar manjado e enjoativo de tanta repetição que precisa fazer para evoluir sua personagem. Claro, dá para pular algumas etapas deixando os integrantes do vilarejo a fazer pela Sakuna, mas a evolução e a qualidade do arroz fica meio comprometida, podendo demorar mais para evoluir sua personagem. As fases subsequentes só são liberadas quando o jogador conseguir explorar suficientemente as fases anteriores, por isso, o jogador precisa jogar as fases várias vezes para conseguir movimentos especiais e itens secretos para dar continuidade ao jogo. Desse modo, por isso que minha jogatina ficou na casa das 50 horas de jogo, rs. Mas o jogo é divertido, apesar disso.


Um bom jogo indie action RPG que me surpreendeu positivamente, aliado a uma ótima qualidade gráfica, sonora e de jogabilidade. O jogo não é difícil, basta evoluir bem sua personagem que você pode vencer os chefes com uma certa facilidade.














2 comentários:

  1. A Sakuna é muuuito fofa. Pena que o visual dela varia bastante entre arte gráfica, modelagem no jogo e figures. Minha preferida é a do jogo.
    Faltou dizer que dá pra fazer uns combos animais. Ainda estou tentando combinar sequências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda combos aéreos. Também prefiro o design dela no jogo.

      Excluir