Os gráficos são muito bonitos, com aparência de traços desenhados no estilo pincel japonês, com uma sólida fluidez de fps. Os cenários são lindos e o cenário do vilarejo de Sakuna é um colírio para os olhos, que dá vontade de ficar com a personagem parada no topo do vilarejo apreciando a paisagem ao redor e o céu. O áudio também é outro ponto positivo, com a dublagem original em japonês em destaque. A voz da Sakuna lembra um pouco a voz do estilo de personagens como a Nico de Love Live, mas a trilha sonora é um dos pontos altos de qualidade, com temática bastante característica levando o jogador ao ambiente do Japão Medieval com músicas de qualidade.
A jogabilidade é ótima, mesclando movimento 3D no vilarejo e 2D durante as fases de combates, com Sakuna tendo dois tipos de armas, uma arma curta e uma arma longa para maior dano, além de aquisição de poderes mágicos ao longo da jogatina. Mas sua manta é sua arma de maior habilidade para poder subir em morros e esquivar de inimigos, jogando-a neles e podendo se movimentar com mais agilidade e eficácia. Lembra a arma da Kiriha, em Tsugumomo. Assim que Sakuna vai derrotando os inimigos, estes dropam itens e comida para ela coletar materiais para melhorar suas armas, vestimentas e pratos para as jantas. Inclusive são nas jantas e com as comidas certas é que Sakuna vai aumentando sua barra de energia, vitalidade, resistência, sorte, etc... Basicamente, a gameplay do jogo intercala entre fases de batalhas em 2D com os preparos das características de Sakuna no vilarejo em 3D, fazendo também as sequências de plantação e colheita de arroz, sempre no final do inverno até final do verão, em rotações infinitas de estações de ano.
Talvez um ponto negativo é a grande repetição de tarefas a fazer, especialmente nas partes de preparo e colheita de arroz, que começa a ficar manjado e enjoativo de tanta repetição que precisa fazer para evoluir sua personagem. Claro, dá para pular algumas etapas deixando os integrantes do vilarejo a fazer pela Sakuna, mas a evolução e a qualidade do arroz fica meio comprometida, podendo demorar mais para evoluir sua personagem. As fases subsequentes só são liberadas quando o jogador conseguir explorar suficientemente as fases anteriores, por isso, o jogador precisa jogar as fases várias vezes para conseguir movimentos especiais e itens secretos para dar continuidade ao jogo. Desse modo, por isso que minha jogatina ficou na casa das 50 horas de jogo, rs. Mas o jogo é divertido, apesar disso.
Um bom jogo indie action RPG que me surpreendeu positivamente, aliado a uma ótima qualidade gráfica, sonora e de jogabilidade. O jogo não é difícil, basta evoluir bem sua personagem que você pode vencer os chefes com uma certa facilidade.
A Sakuna é muuuito fofa. Pena que o visual dela varia bastante entre arte gráfica, modelagem no jogo e figures. Minha preferida é a do jogo.
ResponderExcluirFaltou dizer que dá pra fazer uns combos animais. Ainda estou tentando combinar sequências.
E ainda combos aéreos. Também prefiro o design dela no jogo.
Excluir