24 de mar. de 2023

Game: Cotton Fantasy (8a Geração)

Eu não cheguei a conhecer a série "Cotton", que vigorava desde a época do SNES, porém tinha ouvido falar. Para quem não conhece, Cotton é uma série de games do estilo "shoot en' up" de rolagem horizontal, mas sem ser de "navinha" e sim, controlando uma personagem fofinha chamada "Cotton", que tem um estilo de bruxinha, com sua vassoura mágica voadora. Pelo que vi no game, Cotton é vidrada em "doces mágicos" que chama "willow" e faz de tudo para consegui-los, nem que tenha que destruir a tudo que vê pelo caminho.

As cutscenes do game são bastante divertidas, com estilo mangá cartunesco, dando ênfase às caretas e às feições características das personagens, e com as falas kawaiis divertidas das "seiyus" (dubladoras) no original japonês, com opção de legenda em inglês. Os gráficos na gameplay são bonitos e animações boas nos cenários, creio que esteja rodando mesmo em 60 fps, mas caindo a taxa de frame quando há muita coisa na tela. 

O áudio é competente, mas nada que chame atenção, porém dando destaque às falas das "seiyus", como mencionei antes. A jogabilidade do game é daqueles jogos shoot en' up cheios de tiros inimigos na tela, com grandes raios em alguns inimigos aparecendo de repente, portanto, é daqueles tipo "impossíveis" de se esquivar a não ser perdendo uma vida ou atirando uma bomba que destrói tudo na tela (bullet hell), inclusive os tiros inimigos. Impossível não morrer em "Cotton Fantasy", pois é daqueles "one hit kill", foi atingido, morreu. Mas em compensação, o jogo oferece continues infinitos e você retorna sempre do ponto onde morreu, então, zerar o jogo é "mamão com açúcar". O desafio mesmo é zerar com a menor quantidade de vidas a usar.

Mas além de Cotton, o jogo oferece outras bruxinhas para jogar e dependendo de cada uma, seus tiros são diferentes, tipo uma que atira em várias direções, mas seu poder de fogo é menor, e vice-versa; além de vários níveis de dificuldade. Em cada dificuldade, você tem sua tabela de pontuação em que você pode compartilhar online ou não. Por isso, Cotton Fantasy tem um enorme fator replay, apesar do jogo ser meio curto. Para quem curte estilo "bullet hell" com char fofinhas estilo "nendoroid", é um bom passatempo.








3 comentários: