1 de jun. de 2023

Game Nostalgia: Castle of Illusion (Mega Drive)

Faz um tempo que postei sobre o Castle of Illusion Remake e o Castle of Illusion para Master System, mas não tinha postado nada sobre o original Castle of Illusion do Mega Drive. Pois bem, voltei a jogá-lo depois de anos e dessa vez o posto aqui para registro no blog.

A história é a mesma contada em todas versões de Castle of Illusion, com a Minnie raptada pela Bruxa Mizrabel (mistura da bruxa e da rainha má da Branca de Neve com a Malévola da Bela Adormecida) que mantém Minnie aprisionada no Castelo das Ilusões. Mickey deve resgatar 7 esmeraldas para abrir um caminho de arco-íris que levará até a bruxa para enfim libertar Minnie.

Os gráficos, para aquela época, eram muito bonitos com uma bela paisagem ao fundo de cada fase. O som é competente e a trilha sonora, pode ser dizer que é o grande ponto forte do jogo, que lembra bastante temas clássicos da época de ouro da Disney (até os anos 2000). O tema dos chefes é "grudante" na cabeça, tehehe. Antes de Sonic, a Sega queria levar o Mickey como uma espécie de rival de Mario, que estava dominante como mascote no mercado dos videogames até o início dos anos 90. Não conseguiu o feito, mas o jogo fez bonito, tanto que foi criado vários jogos do Mickey em sequência, tanto para o Mega Drive quanto para o SNES, além dos portes do jogo para Master System e anos depois sua versão em HD nas plataformas da 7a geração (PS3, XBox360, celulares e Steam).

O jogo original do Mega Drive, podemos dizer, é um dos mais fáceis de zerar dos jogos do Mickey lançados até agora, mas não quer dizer que não irá morrer várias vezes. O problema muitas vezes são os precipícios que, ao cair, perde uma vida direto, ao contrário da versão em HD que perde alguns pontos da barra de vida, porém os chefes são fáceis, até mesmo a bruxa. Na versão do Mega, é bem mais fácil do que na versão em HD. Além disso, o jogo é relativamente curto, coisa que na versão em HD ficou mais longo, incluindo fases a mais como o percurso para se chegar até a bruxa. No Mega Drive, Mickey já enfrenta a bruxa depois que vence o quinto chefe.

Enfim, hoje podemos dizer que não é o melhor jogo do Mickey, mesmo para a geração de 16 bits da época, mas que foi o pontapé inicial da Sega em promover seus consoles e consolidar um personagem que até então era popular, mas que não tinha se popularizado ainda no mundo dos games. Vale a pena jogar de novo.



2 comentários:

  1. Pra mim é o melhor jogo do mickey porque foi o primeiro que joguei e passou no globo repórter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Febre dos Videogames, com Neide Duarte e Tony Cavalheiro, hehehe.

      Excluir