23 de mai. de 2023

Game Nostalgia: Teenage Mutant Ninja Turtles - Turtles in Time (MAME)

Após o sucesso do primeiro TMNT para os fliperamas no início da década de 90, a Konami fez a sua sequência também para o arcade. Dessa vez, as tartarugas ninjas precisam resgatar a Estátua da Liberdade que fora subtraída por Krang, Destruidor e seus capangas. 

Depois que joguei esta versão de fliperama, notei que a taxa de colisão dos golpes e impactos dos inimigos não possuem um bom impacto, como na versão anterior, dando impressão de que seus golpes não surtem o efeito esperado. Claro, é questão de se acostumar com a mecânica do jogo, mas depois que você joga a versão caseira de consoles, aí você nota que a versão original mais parece que fora feito de forma apressada como se fosse um protótipo. Além da dificuldade de executar os golpes nos inimigos, a imensa quantidade deles que aparecem, acaba desfavorecendo ainda mais na jogatina, tendo que ficar andando bem aos poucos para não sobrecarregar de gente na tela, ainda mais se estiver jogando com 4 players. A jogabilidade, talvez, foi a grande vilã dessa versão de arcade.

Graficamente falando, não houve grandes alterações com o primeiro jogo de arcade e o som também não ficou aprimorado, deixando mais ou menos na mesma qualidade, mas a trilha sonora, eu achei que não ficou tão boa como na do primeiro jogo. O desafio é grande, mas não da forma que deveria ser, pois como fora dito no parágrafo anterior, a detecção dos golpes ficou bem aquém das versões dos consoles e também do primeiro jogo das tartarugas no fliperama. Além de que, quem jogou primeiro a versão do SNES, notou que faltou uma fase na versão de fliperama (o trecho do Technodrome), o que deixou o jogo com uma sensação inacabada de jogatina.

Lógico que em gráficos/quadros por segundo, possibilidade de se jogar com 4 players e também em alguns canais de áudio, o fliperama ganha, mas no resto e até mesmo na trilha sonora, a versão do SNES ganha, portanto, a versão definitiva de Turtles in Times é a do SNES. 






2 comentários:

  1. Emuladores nem sempre são fiéis ao arcade. Tem muito jogo que não roda no mame igual o original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, o que joguei agora foi o emulador oficial da Konami para PS4, Switch e XBox (Cowabunga Collection)

      Excluir