17 de nov. de 2020

Game Nostalgia: Castle of Illusion (Master System)

Já tinha feito um pequeno texto falando da outra versão de Castle of Illusion, a versão Remake, porém esta é uma versão original feita para o console de 8 bits da Sega. Aliás, essa versão do Master System foi o que inspirou o game Land of Illusion, exclusivo do Master System.

Aqui também segue a mesma história das versões de Mega Drive e do Remake, onde a bruxa Mizrabel rapta a Minnie e cabe ao Mickey salvá-la, enfrentando os perigos do Castelo da Ilusão e obtendo as pedras coloridas para criação de um caminho em arco-íris até chegar na torre principal na qual está aprisionada a Minnie. Apesar do mesmo título, o jogo em si é bem diferente das outras versões, onde temos o Mickey com o traço clássico e com jogatina diferente: ao invés de coletar maçãs, bolinhas de gude como armas, aqui o Mickey pega um bloco de pedra e arremessa-o para atacar os inimigos, mas a "bundada" continua sendo seu ataque principal. 

As fases também são diferentes, apesar de terem o mesmo tema em todas as versões. Com uma limitação técnica, as fases podem não ter a mesma beleza da versão do Mega Drive, mas são competentes para o Master System. As músicas também estão boas com uma pequena aceleração nas músicas se comparar com as do Mega. Jogabilidade boa e detalhe para as posições do Mickey se equilibrando ao ficar no cantinho de uma plataforma, além das posições de agachar, olhar para cima e até ficar em posição de inclinado em rampas. Porém, em certas fases, pular as plataformas requer uma certa destreza, pois do contrário, pode pular demais ou pular de menos e cair num buraco, perdendo uma vida de bobeira. Apesar do jogo ser mais curto que o do Mega, a dificuldade é maior, especialmente nos chefes, onde o jogador precisa realmente saber o esquema certinho para vencer cada um, além de uma ótima destreza para dominar o timing certo para esquivar e atacar rapidamente. 

Castle of Illusion para Master System, pode ser considerado um dos melhores jogos do console. Há quem ache que essa versão saiu melhor que a versão do Mega Drive, mas para mim, ainda gosto mais a do Mega mesmo. Bem, recomendado jogá-lo, assim como seu sucessor, Land of Illusion.






2 comentários: