30 de out. de 2023

Game Nostalgia: Ghouls 'n Ghosts (Mega Drive)



Apesar de eu ter postado sobre Super Ghouls 'n Ghosts para o SNES, foi com o seu antecessor, que saiu para o Mega Drive, que eu mais joguei na minha infância. E mesmo ter saído originalmente para o fliperama, a versão do Mega Drive para Ghouls 'n Ghosts é a que mais joguei, e também superou em popularidade em relação a do fliperama, pois, tirando algum detalhe gráfico/sonoro e alguma animação aqui e ali, a versão do Mega não deve nada em relação a do original.

E realmente, a jogabilidade é muito boa e responsiva, com comandos simples: um botão para pular e outro para atirar projéteis, além de pode atirar para cima e para baixo (pulando e atirando para baixo). Quase não se percebe uma grande lentidão, ao contrário da versão do SNES, citada no parágrafo anterior, mas há sim algumas pequenas lentidões quando se ajunta muita coisa em movimento na tela. 


E assim como qualquer versão de "Makaimura" (nome original do jogo Ghosts 'n Goblins em japonês), temos que jogar o jogo 2x, para pegar a arma mágica na segunda jogatina antes de enfrentar o chefão final. Já não bastava o jogo ser difícil "para dedéu", ainda precisa jogar duas vezes e na 2a vez ser mais difícil com mais inimigos mais resistentes. Se fosse no fliperama, iríamos ter que gastar um monte de fichas se quiséssemos ir mais longe, mas pelo menos no Mega Drive, os continues são infinitos. Porém isso não o deixa menos tão difícil assim, apenas prolonga o sofrimento de tentar zerá-lo na raça. Nem vou citar os emuladores com seus "saves states" e "rebobinar jogatina" que aí é outra história.


Confesso que nos anos 90, eu joguei muito Ghouls 'n Ghosts para o Mega Drive, mas por falta de opção de jogo mesmo, além de eu ter ganho um Mega Drive meses antes de ter o jogo, que era a sensação daquele momento. Hoje não tenho mais paciência de jogá-lo novamente sem os recursos de trapaça dos emuladores, haha. Esse é um tipo de jogo que, para mim em particular, envelheceu mal, mas que foi bastante nostálgico revisitá-lo e lembrar dos tempos de diversão eletrônica limitada da época, mas bons tempos sem as preocupações da vida adulta (eu e meu irmão ficávamos varando madrugada para revezar nesse jogo até zerar).





4 comentários:

  1. Eu zerei na época, mas acho que foi só o primeiro loop.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo como foi a enorme decepção quando a gente iria enfrentar o chefe final, a gente tinha que voltar ao começo do jogo novamente... -_-

      Excluir
  2. E como era cartucho locado nem dava tempo de ficar platinando assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente teve esse cartucho, mas realmente, quando descobrimos que estávamos de volta ao começo, acho que chutamos o balde e depois vimos que tinha código de seleção de fases, hahaha. Fomos direto ao Lúcifer com a lança mesmo. lol

      Excluir