Demon's Crest é um jogo que nunca joguei na sua época, mas que o pessoal vive elogiando o game, então resolvi experimentá-lo... e que jogo difícil, heim. Ah, apesar da gente controlar o famoso "Firebrand", o chato demônio vermelho de asas que era inimigo da saga Ghouls n' Ghosts, este jogo não segue a história da saga, mas sim, uma espécie de "spin off", onde sequer o Arthur aparece.
Os gráficos desse jogo são belos, com a mesma qualidade Capcom que teve para os jogos do Super Nintendo. O áudio também é um ponto positivo: músicas combinando com ambientes sinistros e efeitos sonoros competentes. A jogabilidade também é ótima, apesar do Firebrand original não poder voar mais alto, apenas voando em linha reta sem poder subir, e isso me incomodou no início, mas depois acostuma.
Esse jogo tem muitas passagens escondidas que sequer soube na primeira jogatina, por isso achei que o jogo foi curto, mas bem desafiador, uma vez que deixei de pegar itens e acessórios importantes para enfrentar o chefe final; se eu tivesse com todas as transformações e itens preciosos, eu poderia vencê-lo de forma mais fácil. Por isso mesmo, é um jogo em que você deve suspeitar de passagens suspeitas para ver se não tem um acesso secreto, e eu passei batido em praticamente todas elas... ou apelar logo para gameplay do YouTube, que antigamente, tinha que ser na base das revistas especializadas da época. Em suma, sem um detonado em mãos, você não sabe onde ir nos lugares secretos, pegar os itens necessários e não adquire tudo do jogo.
Apesar de uma mecânica de plataforma, esse é um jogo de exploração em que você deve ir e vir nas mesmas fases para conseguir poderes melhores e acessar lojas para adquirir mais itens, mas pelo menos não tem a sacanagem de você ter que voltar ao começo do jogo e enfrentar tudo de novo, como nos jogos da série .
Uma coisa chata do jogo é que você precisa toda hora pausar o jogo para entrar no menu e ficar alternando de forma de besta para enfrentar alguns chefes, o que podia ser simplesmente tendo acesso direto dentro do próprio jogo para ficar mais ágil. Outra coisa é que se for jogar no Super NES original, não há saves e sim passwords quando você dá um "game over", ou seja, precisa morrer para anotar a senha e depois continuar com o que você progrediu. Esse é um tipo de jogo que realmente, um save data era realmente necessário. E o jogo é difícil para c*****. Tive que apelar para o "save state" e o "rewind".
Vou ter que jogar novamente esse jogo um dia, pois acabei não enfrentando o verdadeiro chefe final (que nem é quando você termina pela primeira vez), e deixei de fazer o final verdadeiro. Realmente, vendo a gameplay do jogo, vejo que deixei de jogar uns 70% ainda do jogo que ele oferecia... Enfim, o jogo é bom sim e tem bastante qualidade, mas a dificuldade extrema, e para os marinheiros de primeira viagem desse jogo sem apelar para guias e dicas, deixaram o jogo para mim um gosto meio amargo.
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