7 de nov. de 2024

Game: Super Mario Bros. Wonder (Nintendo Switch)

A saga Super Mario, praticamente, é o carro-chefe da Nintendo, junto com a franquia Mario Kart. Os jogos 2.5D da atual geração dos jogos do Super Mario têm sempre atraídos jogadores de todos os públicos, desde o público do saudoso Super Mario Bros. do Famicom (NES) até a atual geração. E esse novo game da franquia Super Mario foi uma grata satisfação.

Super Mario Bros, Wonder carrega a essência gráfica do novo clássico de plataforma desde o New Super Mario Bros do Nintendo DS, mas com vários adicionais. Agora, além de jogar com Mario, Luigi, Toad, Toadette, e o "monstrinho azul" invencível (do jogo New Super Mario Bros. U Deluxe), joga-se também com as princesas Peach e Daisy, dois Toads e quatro Yoshis (variando apenas suas cores), sendo que os Yoshis também são invencíveis como o monstrinho azul do jogo anterior, mas não podem usar os poderes dos itens, como a flor de fogo e outros. Só achei que podiam ter incluído Wario e Waluigi (no lugar dos Yoshis e Toads repetidos), já que colocaram praticamente todo o elenco do mundo dos Cogumelos... mas enfim. A Toadette agora não vira mais a Princesa Peach, já que a própria agora está no elenco dos personagens jogáveis.

E falando em itens, além da flor de fogo, temos também o elefante que faz atacar com sua tromba, a broca que faz o personagem andar pelo chão/teto dos cenários, a bolha que o personagem lança bolhas de sabão nos inimigos e pode escalar em cima das bolhas... além de itens especiais que você escolhe entre as fases, onde você pode ter atributos extras, como salto duplo, planador, moedas extras, gancho para poder escalar, etc... realmente, a jogabilidade foi bastante incrementada com vários recursos a mais, além de mais personagens jogáveis.

E falando em personagens, assim como no game anterior, você pode jogar até 4 jogadores simultâneos em modo local, além de ativar o modo online, onde outros jogadores do mundo inteiro que estejam jogando no mesmo momento que você, pode ajudar a ressuscitar você, dando itens extras a você, dando uma espécie de jogo em cooperação com todos que estiverem na mesma fase que você. Se um jogador online deixar uma placa sua na fase, você pode recorrer a ela para ressuscitar caso você esteja como fantasma por 5 segundos. Já se não houver ninguém na fase e não tiver essas placas deixadas pelos outros jogadores, aí é uma vida perdida mesmo e volta no checkpoint da bandeira onde você trocou a bandeira.

O jogo em si é o mais bonito da saga Super Mario Bros disparado, então, nos gráficos, está excelente. Áudio competente como qualquer jogo do Mario atual, mas sem grandes chamativos. A jogabilidade foi aprimorada com os itens adicionais mencionados acima, e em certas fases, você joga no fundo do cenário e na proximidade dele (neste caso, seu boneco fica grande como se estivesse bem perto de você, e isso foi uma boa novidade. 

Talvez o único ponto negativo, se é que pode ser considerado negativo, é que o jogo é bem fácil de zerar, apesar de ter bastante fases para enfrentar. E se jogar de forma online, fica mais fácil ainda com ajuda dos jogadores online que te ressuscitam e dão itens em tempo real. Acumular vidas é tão fácil que você pode até comprar cogumelos verdes nas lojinhas com moedas roxas, mas ainda assim, mesmo sem comprar, dá para juntar vidas tranquilamente apenas coletando moedas e fazendo macetes de atacar os inimigos em sequência (como nos jogos anteriores). Gastei mais de 10 horas para zerar o game, mas é porque o jogo possui bastante fases e na verdade, nem é preciso fechar todas elas. Basta coletar uma quantidade suficiente de "rabanetes"(?) para destrancar as fases dos castelos, que possuem seus respectivos chefes (na maioria, o Bowser Jr. mesmo). Até mesmo no castelo do Bowser, ao enfrentá-lo, venci-o sem morrer, o que me foi decepcionante, pois para ser chefe final, devia ter mais desafios. 

E se jogar só com os Yoshis e o monstrinho azul, aí o jogo fica igual tirar doce de criança mesmo, só tomando cuidado de não cair nos precipícios e nas lavas (aí, eles morrem). Mas a proposta do jogo da Nintendo é ser jogo de família, onde até crianças podem se divertir sem se estressar. Por isso que ainda existe preconceito contra Mario, onde muitos dizem que é jogo para criança e talz... oras, se a proposta da Nintendo é criar jogos para divertir qualquer idade, então ela está mais do que certa. Se querem jogos desafiadores, existem outros jogos fora da Nintendo a serem explorados... ou se quiser desafio mesmo dentro dos jogos do Mario, é você tentar "platinar" o jogo, isto é, fazer 100% de conquista de tudo que o jogo oferece... aí sim o nível fica desafiador.

O sucesso de Super Mario Bros. Wonder é tamanha que pode se enquadrar como um dos jogos canônicos da Nintendo tranquilamente. Só não dou 5 shuristas pela facilidade de zerar o jogo e chegar no final... mas para platinar, aí a história é diferente.









2 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, se não fizer questão de platinar, não pegando as 3 moedas grandes roxas de cada fase e nem jogar as fases especiais.

      Excluir