3 de mar. de 2025

Game: Luigi's Mansion (Nintendo 3DS)

Apesar de eu ter jogado antes o terceiro game do Luigi, o Luigi's Mansion 3, precisei me redimir e jogar a saga do Luigi pelo começo. Luigi's Mansion (o primeiro), saiu para Game Cube, Nintendo Wii e Nintendo 3DS, e eu joguei a versão do portátil. Apesar de ter menos quadros por segundo e gráficos mais granulados do que as versões em consoles, o jogo é o mesmo.

Luigi visita uma mansão mal assombrada, pois Mario desapareceu e a suspeita é que ele esteja em algum canto dessa mansão. Luigi conhece o Professor E. Gadd., um cientista maluco que desenvolve geringonças engenhosas e dá ao Luigi, um aspirador de mochila que ofusca e suga os fantasmas, a la meio "Caça-Fantasmas". A missão de Luigi é capturar os fantasmas existentes dessa mansão e salvar Mario das garras deles. Luigi descobre também que os Boos, dos castelos mal assombrados em Super Mario, estão assombrando a mansão e Luigi também deve derrotá-los, usando o Poltergeist 3000 (nome dado ao aspirador do Luigi).

                         

No Luigi´s Mansion, dá para jogar em dupla, com o segundo jogador usando uma espécie de "clone geleia verde do Luigi", mas que se desmancha ao ser molhado. Mas basta ativar a geleia novamente que o Luigi-Geleia volta a ativa. O esquema de usar o Luigi é o mesmo para o Luigi's Mansion 3. Com um analógico você controla a movimentação do Luigi e com direcional em cruz ou com o mini analógico do New 3DS, você controla o sentido do ataque usando o Poltergeist 3000. Nesse caso, usando o New 3DS é mais recomendado do que usar um Old 3DS, já que este não tem esse mini-analógico e aí tem que usar o D-Pad para isso, o que é desconfortável porque fica do mesmo lado do analógico principal.

Outros botões servem a sugar, jogar chamas/ar gelado/água, usar flash para cegar os fantasmas e usar o "Game Boy Horror" para se comunicar com E. Gadd ou vasculhar melhor os cantos dos cenários. Os movimentos e respostas dos comandos são bons, mas o jogador precisa se acostumar um pouco com a movimentação do Luigi, que é meio estilo "controle tanque". Ah, o 3DS também tem a função de movimento para cima e para baixo do próprio portátil para poder apontar a arma do aspirador, mas eu acho bastante impreciso nesse quesito, além do incômodo ter que ficar se movimentando e girando o portátil. Em suma, a melhor versão do 3DS para se jogar Luigi's Mansion é o News 3DS, New 2DS ou suas versões XL) que adicionam o segundo analógico; ou então usar um "Circle PadPro 3DS" que adiciona o segundo analógico no Old 3DS, mas que fica mais longo de se segurar o portátil.

Os gráficos são bons para o 3DS, apesar da queda de frame rating e da maior granulação se comparar com o Wii, por exemplo. O áudio também é bom, apenas as risadas de alguns fantasmas é que ficam irritantes com o passar do tempo. O jogo não é difícil, mas tive que apelar em alguns poucos momentos para o YouTube, pois eu ficava travado em vários pontos e não sabia por onde continuar. Os chefes não são difíceis, com exceção, pra variar, do último chefe (que é o King Boo dentro de um "Bowser"). Nos jogos da Nintendo, normalmente os últimos chefes são mais cabulosos de enfrentar.

O jogo é divertido e foge totalmente do esquema dos jogos tradicionais do Mario (seja em 2D ou 3D). É um jogo de exploração e coletas de itens/Boos para conseguir platinar o jogo. Como disse antes, os jogos da Nintendo são fáceis de zerar, mas de platinar já exigem mais paciência. Logicamente, é mais simples do que o 3, mas diverte mesmo assim.









2 comentários:

  1. Pelas imagens não parece ser muito divertido

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    1. Soska. Bom, veja uma gameplay no YouTube e aí talvez mude de ideia.

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